Encontre o que precisa.
Busque por qualquer termo
Notícias
Informações relevantes ao seu alcance
Copom encerra ciclo de aumento e mantém Selic em 11% ao ano
29 Mai, 2014 às 08:50
- Depois de nove aumentos consecutivos, o Banco Central (BC) interrompeu o ciclo de aperto monetário. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic - juros básicos da economia - em 11% ao ano.É a primeira vez em 13 meses em que o Copom deixou de reajustar os juros básicos. Apesar da manutenção, a taxa Selic permanece no maior nível desde novembro de 2011, quando também estava em 11% ao ano.Quando a presidenta Dilma Rousseff tomou posse, em janeiro de 2011, os juros básicos estavam em 10,75% ao ano e foram gradualmente reajustados nos meses seguintes. Em agosto do mesmo ano, a taxa passou a ser reduzida sucessivamente pelo Copom até atingir 7,25% ao ano em outubro de 2012, o menor patamar da história. A Selic foi mantida nesse nível até abril de 2013, quando o Copom iniciou um novo ciclo de alta nos juros básicos para conter a inflação.A Selic é o principal instrumento do BC para manter a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), dentro da meta estabelecida pela equipe econômica. De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação corresponde a 4,5% (centro da meta), com margem de tolerância de 2 pontos percentuais, podendo variar entre 2,5% (piso da meta) e 6,5% (teto da meta).Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumulado em 12 meses estava em 6,28% até abril, mais que os 6,15% acumulados até março e cada vez mais próximo do teto da meta. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central, o IPCA encerrará 2014 em 6,47%. A estimativa foi elevada pela segunda semana seguida.De acordo com o Focus, os analistas econômicos projetam crescimento de 1,63% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014.A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve como referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la, o Banco Central contém o excesso de demanda, que se reflete no aumento de preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas alivia o controle sobre a inflação.Fonte: Zero Hora
-
Devido à Copa do Mundo, a demanda por crédito das empresas cresceu 4,8% em abril e deve se manter em maio, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, tendência que vem sendo identificada por economistas da Serasa Experian desde o primeiro trimestre. A busca creditícia empresarial antecipada visa compensar, previamente, a atividade produtiva por conta das reduções de horas de produção (ou de dias parados) durante a realização da Copa.
Para evitar possíveis problemas na contratação do crédito, é essencial que não haja pendências ou alterações envolvendo o CNPJ da empresa, evitando restrições. Por isso, a Serasa Experian oferece gratuitamente a consulta e o monitoramento, pelo período de um mês, do CNPJ das empresas por meio do MeProteja Empresas, serviço que avisa sobre qualquer alteração nos documentos monitorados. Os alertas são gerados e encaminhados via e-mail para o contratante nos casos de inclusão ou exclusão de protestos, pendências financeiras, recuperações judiciais e extrajudiciais, falências, ações cíveis e dívidas vencidas da própria empresa ou de seus sócios.
Além de simples de ser utilizado, o conhecimento prévio de problemas envolvendo o CNPJ garante tempo hábil para os gestores agirem e reverterem a situação, dando uma segurança extra aos empresários. O usuário também é comunicado quando ocorrem inclusões de PEFIN/REFIN antes da divulgação ao mercado. Dessa forma é possível conferir se a dívida procede ou não.
Segundo o superintendente de informações sobre empresas da Serasa Experian, Julio Leandro, o serviço é a garantia de que a companhia estará blindada 24 horas por dia. “O MeProteja Empresas visa dar tranquilidade ao empresário, evitando restrições ao negócio”, diz o executivo. Assim como a versão voltada a pessoas físicas, o MeProteja Empresas alerta contra possíveis tentativas de fraudes envolvendo os CPFs dos sócios. “Ao garantir a integridade financeira da empresa e de seus societários, a própria companhia se mantém saudável e apta a realizar transações comerciais”, explica Júlio. Os CPFs de até três sócios podem ser monitorados.
Para ter acesso à situação do CNPJ da empresa, basta acessar o endereço www.meprotejaempresas.com.br, e se cadastrar, utilizando o código promocional GratisMPE na finalização do cadastro (o código é válido até dia 30 de maio). Com o MeProteja Empresas, é possível tanto o monitoramento das empresas quanto possíveis tentativas de fraudes com o CNPJs/CPFs dos sócios, garantindo assim a integridade financeira de todos os proprietários da empresa – e, consequentemente, da própria companhia, garantindo tranquilidade no momento de realizar qualquer tipo de transação com o mercado.
Operação
Ao contratar o MeProteja Empresas, o proprietário poderá acessar – em poucos minutos – um relatório sobre a existência ou não de pendências financeiras registradas na Serasa Experian e (ou) demais irregularidades envolvendo aquele CNPJ. O acesso restrito no site da Serasa Experian permite a consulta dos relatórios contendo alterações mais recentes a qualquer momento.
Fonte: Serasa Experian