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De olho na Black Friday, Procon aumenta "lista negra" de sites de compras
29 Nov, 2013 às 09:01
- A Fundação Procon-SP atualizou na última quinta-feira (21) a sua lista de sites não recomendados para as compras - totalizando agora 325 lojas que devem ser evitadas pelos usuários que costumam adquirir produtos on-line. O arquivo completo (em PDF) pode ser acessado clicando aqui.Como de costume, a lista apresenta, além do nome da loja virtual, o endereço eletrônico, razão social e número do CNPJ ou CPF do dono da página. Também há informações sobre se o site está em operação ou inativo. Vale lembrar que, mesmo com a situação da página descrita, pode ser que ela esteja atualmente fora do ar.De acordo com a Fundação, os endereços eletrônicos são adicionados à lista porque tiveram reclamações de clientes registradas, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados.Além da lista, que é atualizada regularmente pelo órgão, o Procon aproveitou a chegada da Black Friday (dia 29 de novembro) para dar algumas dicas aos usuários que optarão por realizar compras on-line para aproveitar as promoções da data:- Verifique os preços cobrados antes do dia marcado para o evento. Isso pode ser feito por meio dos sites das empresas que participarão da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive na data da liquidação. Assim, evita-se o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado;- leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;- veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;- imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).A empresa ainda ressalta que, o fato de ser uma promoção, não elimina os direitos do consumidor. Para saber seus direitos, você pode acessar o Guia do Comércio Eletrônico, feito pela Fundação. Fonte: IDG Now
E-commerce brasileiro deve faturar R$ 3,85 bilhões neste Natal
28 Nov, 2013 às 08:48
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O comércio eletrônico brasileiro deve faturar R$ 3,85 bilhões com as compras natalinas, no período de 15 de novembro a 24 de dezembro deste ano, somando 10,3 milhões de pedidos on-line.A previsão divulgada pela empresa de pesquisas e-bit nesta terça-feira (26) é 25% superior ao faturamento de R$ 3,06 bilhões registrado pelo setor no mesmo período do ano passado.O valor médio das compras de Natal via internet deve alcançar R$ 368, com maior volume de pedidos na categoria de “Moda & Acessórios”. Na sequência estão os segmentos de “Eletrodomésticos”, “Telefonia /Celulares”, “Casa & Decoração”, “Saúde,Cosméticos e Perfumaria” e “Informática”, informa a empresa. Fonte: G1