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Mulheres decidem compras da família, diz pesquisa
08 Mar, 2013 às 16:17
- As mulheres são responsáveis pela maioria das decisões de compra da casa, disseram os maridos em pesquisa do Instituto Data Popular divulgada nesta quarta-feira (6).De acordo com a pesquisa, 86% dos maridos disseram que elas decidem as compras do supermercado.Elas também são responsáveis pela viagem de férias da família (79%) e até pelas roupas do marido (71%).56,1% das mulheres trabalharam em 2012 em SP, diz pesquisaAlém disso, também definem qual será o carro da família (58%) e escolhem o computador (53%).A maioria dos maridos (71%) disse, inclusive, que prefere até mudar de opinião para não brigar com a esposa.Elas também controlam. Mais da metade dos maridos (61%) afirmaram que as esposas conferem a conta deles no banco e sabem exatamente quanto eles ganham.Cerca de 79% deles têm certeza de que a mulher possui dinheiro guardado sem que eles saibam.A pesquisa ouviu 800 homens casados em 44 cidades do Brasil no último trimestre de 2012. Fonte: Folha.com
Para o comércio, governo não usará a Selic como remédio para conter a alta dos preços
07 Mar, 2013 às 17:14
- ara a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a decisão do Banco Central de manter a taxa básica de juros no piso histórico de 7,25% ao ano já era esperada e revela que o governo não deve usar a taxa básica de juros como um remédio para conter a inflação. Na avaliação das duas entidades, a decisão revela certa cautela do governo brasileiro, que a partir de agora deve aguardar os desdobramentos da economia, sobretudo se a alta dos preços dará ou não sinais de trégua nos próximos meses.Na avaliação de representantes do setor varejista, embora o comércio vivencie um momento de crescimento nas vendas e de queda da inadimplência, o consumo das famílias não pode ser o único pilar de sustento da economia brasileira. "O atual modelo econômico favorável ao consumo já começa a dar sinais de esgotamento. Nossa expectativa é de que haja um recuo da inflação nos próximos meses. Caso contrário, o poder de compra do consumidor será comprometido, o que impacta negativamente no volume de vendas do comércio", afirma o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.O líder do movimento varejista explica que o Brasil deve buscar medidas políticas para reduzir a atual carga tributária e unir forças para aumentar a produtividade brasileira. "Hoje o Estado anda pouco eficiente e muito caro. Nem mesmo a redução do IPI conseguiu diminuir a arrecadação de impostos do governo, que como vimos nesta semana, bateu um novo recorde em 2012. É importante lembrar que a alta tributação não eleva apenas o custo dos produtos, mas também o da produção", disse o presidente da CNDL.Além disso, a CNDL e o SPC defendem a criação de oportunidades e de ambientes favoráveis ao financiamento de investimentos como gastos em infraestrutura pública e compra de equipamentos para ampliar a capacidade produtiva. "São problemas históricos que afetam a capacidade de crescimento de longo prazo", afirma Pellizzaro Junior. Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL