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Telefônica e MasterCard lançam cartão pré-pago móvel
29 Nov, 2012 às 13:05
- Objetivo é atrair clientes sem conta bancária, diz presidente da Telefónica.Quem aderir ao serviço recebe um cartão bandeira MasterCard.A Telefônica Brasil e a MasterCard anunciaram nesta quarta-feira (28) um cartão atrelado à conta do telefone celular pré-pago para transações financeiras.O produto tem os não bancarizados como alvo. Entre outras funções, o cartão permitirá recarga de celular, transferência de valores para outros clientes da Vivo, operadora de telefonia móvel da Telefônica Brasil, e pagamento de compras."O objetivo é alcançar clientes da Vivo que não tem conta bancária", disse a jornalistas o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente.Quem aderir ao serviço receberá um cartão com a bandeira MasterCard e uma senha. Esses clientes terão também uma conta-corrente pré-paga administrada pela MFS, joint venture criada pelos sócios para administrar soluções de pagamentos móveis.Assim, os assinantes poderão 'depositar' recursos na conta-corrente pré-paga comprando créditos nos mesmos estabelecimentos onde hoje apenas recarregam o telefone. Quem receber transferências de recursos poderá sacá-los em dinheiro em caixas eletrônicos Cirrus, da MasterCard, como a rede 24 horas.De acordo com os executivos das empresas sócias, o produto não depende de uma instituição financeira para ser operado, por não envolver transações de crédito. Os recursos serão mantidos em contas-reserva em bancos (três instituições cujos nomes não foram revelados).O lançamento deve acontecer em abril em cinco cidades e ser expandido para todo o país até julho. A expectativa é de que o serviço tenha 200 mil usuários em dezembro do ano que vem, com uma movimentação mensal de cerca de 500 mil operações."A ideia é atingir 50 por cento da base de clientes de pré-pago da Vivo em alguns anos", disse a jornalistas o presidente da MFS, Marcos Etchegoyen. A empresa tem participação igualitária de 50 por cento de MasterCard e Telefônica.Em setembro, dos 76,8 milhões de telefones móveis da base de clientes da operadora, a maior do país, cerca de 59 milhões eram linhas pré-pagas.Segundo os executivos, o serviço estará disponível para todos os clientes, mesmo os que não tiverem smartphones, sem custo adicional. O valor das tarifas que serão cobradas, porém, não foram reveladas. Fonte: Reuters
Procon-SP lista 200 sites que devem ser evitados para compras na internet
28 Nov, 2012 às 17:15
- Órgão recebeu reclamações por irregularidades no comércio eletrônico.Principais delas foram falta de entrega do produto e ausência de resposta.A Fundação Procon-SP divulgou uma lista com mais de 200 sites que devem ser evitados pelo consumidor em compras pela internet. As páginas não são recomendadas porque o órgão recebeu reclamações por irregularidades na prática de comércio eletrônico.A lista está disponível na de site da Fundação Procon, no link "Evite esses sites" (acesse aqui), com endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF. Os sites ainda foram classificados pelo órgão de defesa do consumidor com as condições "fora do ar" ou "no ar".De acordo com o Procon-SP, as principais reclamações dos consumidores sobre as páginas não recomendadas são: falta de entrega do produto adquirido pelo consumidor e ausência de resposta das empresas para a solução do problema."Esses fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil, o que inviabiliza a solução do problema apresentado pelo consumidor", diz o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, em nota.O diretor classifica como "preocupante" a proliferação desses endereços eletrônicos mal- intencionados, que em alguns casos continuam no ar lesando o consumidor. "Denunciamos os casos ao Departamento de Polícia e Proteção a Pessoa (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil, mas, o mais importante é que o consumidor consulte essa lista antes de fechar uma compra pela internet, para evitar o prejuízo", ressalva, em nota.DicasPara orientar o consumidor na hora de fazer compras pela internet, o Procon-SP elaborou uma cartilha, chamada "Guia de Comércio Eletrônico" . No documento há dicas e cuidados que o consumidor deve ter ao comprar produtos ou contratar serviços online.Entre elas estão procurar no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do email. É preciso, ainda, redobrar os cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. O Procon sugere que o consumidor dê preferência a sites que tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC). Também é importante instalar programa de antivírus e firewall no computador, sistema que impede a transmissão e recepção de acessos nocivos ou não autorizados. Fonte: G1