Pesquisa mostra redução do consumo de produtos piratas no país

06 Dez, 2012 às 16:10

  • Pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ, em parceria com o Instituto Ipsos, mostrou queda no consumo de produtos piratas no Brasil neste ano. Dos mil entrevistados em 70 cidades do país, 38% confirmaram a compra de algum produto pirata em 2012, contra fatia de 52% no ano passado.O baixo preço das mercadorias continua sendo o fator determinante para o consumo de produtos piratas. Do total de entrevistados que admitiram a compra de produtos piratas, 97% apontaram os preços mais em conta como o principal motivo para o consumo, seguido da facilidade em encontrar, com 10%; e a disponibilidade do produto pirata antes de o original chegar às lojas, também com 10%. No ano passado, esses percentuais eram de 96%, 14% e 9%, respectivamente.As principais mercadorias adquiridas foram o DVD, por 77% dos que admitiram a compra de piratas; o CD, por 76%; óculos, por 10%; roupas, por 9%; calçados, bolsas ou tênis, por 9%; relógios, por 8%; e equipamentos eletrônicos, por 5%. No ano passado o CD liderava, com 81%, seguido pelos DVDs, com 76%.A pesquisa apontou ainda mudança na forma de consumo de produtos piratas. Atualmente 59% dos brasileiros com acesso à internet veem o ato de baixar músicas pela web como uma prática dentro da lei, enquanto apenas 22% consideram essa prática como crime. Em 2011 48% dos entrevistados com acesso à internet viam a prática como dentro da lei, enquanto 32% a consideravam crime.Questionados sobre as formas de combate à pirataria, metade dos entrevistados citou a redução de impostos dos produtos originais como o caminho mais eficaz. Outros 20% defenderam o aumento da fiscalização, enquanto 7% citaram a punição do consumidor de produtos piratas. Fonte: Valor OnLine

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