Pressionado pelo atual momento econômico, o varejo restrito aponta queda real de -6,2% em setembro de 2015 na comparação anual

30 nov, 2015 às 07:54

  • A Pesquisa Mensal do Comércio registrou novamente desaceleração forte do Varejo Restrito na comparação anual e encerrou com queda real, desconsiderando a inflação de -6,2% no mês de setembro de 2015. É o sétimo resultado negativo desde janeiro de 2015, e os motivos que levaram a tal situação foram, a aceleração dos indicadores de inflação que corroeram parte do crescimento real da massa salarial, da ligeira elevação do endividamento das famílias, o aumento significativo do nível de desemprego, o decrescimento real da massa salarial no período de um ano, encarecimento do crédito e a desvalorização do real frente ao dólar.

    O monitoramento realizado pelo IBGE, do segmento varejista, iniciou-se em janeiro de 2000, e de toda a série histórica, somente no mês de março de 2003 apresentou um resultado pior que dos últimos dois meses, na comparação anual, quando o indicador fechou em queda de -11,4%.

    O decrescimento real acumulado até setembro de 2015 foi de -3,3%, ou seja, resultado já descontando a inflação. Já na análise do acumulado dos últimos 12 meses a queda é de -2,1%, pior desempenho desde 2004. Na comparação com o “mês corrente versus mês anterior” o indicador encerrou com variação de -0,5% já descontada a inflação.

    Já o nosso Indicador Antecedente de Vendas IAV-IDV, apresentou decrescimento real maior que o apurado pelo IBGE em setembro de 2015 fechando em -7,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

    Fonte: IDV

0 Comentário(s)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Clique para liberar o envio do formulário. Fazendo isso você estará aceitando os Termos e Condições deste site.
Página gerada em 0.0129 segundos