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Campanha de Natal da CDL: Vejam os associados participantes!
29 nov, 2012 às 16:56
- Como já é de conhecimento dos brumadenses, a CDL de Brumado iniciou a campanha de Natal 2012 em 12 e novembro, e de lá pra cá, muitos comércios associados à CDL ingressaram nessa campanha, o que significa, que quem comprar nesse locais participantes, estará correndo um sério risco de ganhar um dos dois automóveis Gol G4 0km que são os prêmios desse ano para os consumidores, além de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para um lojista participante sorteado, e um salário para cada um dos vendedores dos cupons premiados.Se você ainda não sabe quais são os comércios participantes da campanha de Natal 2012 da CDL de Brumado, então confira abaixo e vá de pressa a um desses locais fazer as suas compras de final de ano e garantir os seus cupons! Todo local participante tem uma urna em que os consumidores devem depositar os seus cupons preenchidos!Associados CDL participantes da campanha de Natal 2012:1 ACARAJE DA SONIA2 ADEMYLLOS CONFECÇÕES3 AGROFERRO4 ALIANÇA CALÇADOS E CONFECÇÕES5 AMIL TECIDOS6 AMORIM PISOS7 ARMAZEM SUDOESTE8 ARTDESIGN9 AUTO PEÇAS RONI10 BADOCÃO CONSTRUÇÃO11 BARATÃO CALÇADOS12 BASE COMUNICAÇÃO E MARKETING13 BAZAR LIDER14 BIANGELL'S MAGAZINE15 BORRACHARIA E PNEUS COSTA16 BRUMAUTO17 CALÇADOS IVONE18 CASA DOS PARAFUSOS19 CASA RENARA20 CASARRARA MAGAZINE21 CELL LINE MAGAZINE22 CENTRAL DAS CARNES23 CENTRAL ELETRICA24 CERBEER NOVA SCHIN25 CINDERELA MOVEIS26 CITYLAR MOVEIS27 COMERCIAL HIDELMARA28 COMERCIAL VITORIA29 COMPRA +30 COPEL ELETRODOMESTICOS31 DECISÃO LIVRARIA32 DECORARTE33 DECORMOVEIS34 DEGRAUS MODAS35 DELL ESPORTES E CALÇADOS36 DISBAHIA37 DISTRIBUIDORA TIAZINHA38 DUDALU CASA SHOP39 ERICA MODAS40 ES ELETROSOM41 ESCOLA ARTINFANCIA42 ESCOLA MONTEIRO LOBATO43 FARMACIA CENTRAL44 FARMACIA DROGAMAIS45 FORMATO46 GABRIELA ENXOVAIS47 GEARA SEGURANÇA ELETRONICA48 GIRASSOL MODAS49 GRAN VITORIA50 HM BRUMADO CELULARES ( VIVO)51 IDEAL CALÇADOS E CONFECÇÕES52 JORNAL DO SUDOESTE53 L MASTER INFORMATICA54 LAZULI55 LIVRARIA E PAPELARIA MANCHETE56 LOJAS MUNIZ57 M & M MOTOS58 MADEIREIRA REAL59 MADVIDROS60 MALHARIA ADEMYLOS61 MAQSAN MODAS62 MARIA BONITA63 MECADIESEL64 MERCADINHO FRANCE65 MERCADINHO IRIS66 MERCADINHO JOANE67 MERCADINHO PEREIRA68 MERCADINHO SEBRISO69 MILA REQUINTE70 MILLENIUM MOVEIS MODULADOS71 MINAS CALÇADOS72 MINEIRA CALÇADOS73 MOTO CENTER74 NOVO TOK75 O BOTICARIO76 OPÇÃO CONFECÇÕES77 OTICA BOA VISTA78 OTICA COMPANHIA DOS OLHOS79 OTICA DO FUTURO80 OTICAS SOL81 PARAISO DOS COLHÕES82 PERFIL MODAS83 POLLY MOVEIS84 PORTAL SAT85 PREDIAL MATERIAL DE CONSTRUÇÃO86 R & R MODAS87 RB AGROPECUARIA88 REAL CALÇADOS89 REAL CONFECÇÕES90 ROSYNOX91 SERRALHERIA SANTA RITA92 SHOP ROCK CONFECÇÕES93 SHOPPING BYKE94 SICOOB SUDOESTE95 SILVANA CALÇADOS96 SQUARESOM97 SUPER BOM PREÇO98 SUPERMERCADO OFERTÃO99 SYMMETRIA100 TERABYTES COMPUTADORES101 USE VIDROS102 VIRTUAL MODAS103 W MAN104 YES NO Fonte: Assessoria de Comunicação da CDL de Brumado (Izidy Ramel Comunicação)
Telefônica e MasterCard lançam cartão pré-pago móvel
29 nov, 2012 às 13:05
- Objetivo é atrair clientes sem conta bancária, diz presidente da Telefónica.Quem aderir ao serviço recebe um cartão bandeira MasterCard.A Telefônica Brasil e a MasterCard anunciaram nesta quarta-feira (28) um cartão atrelado à conta do telefone celular pré-pago para transações financeiras.O produto tem os não bancarizados como alvo. Entre outras funções, o cartão permitirá recarga de celular, transferência de valores para outros clientes da Vivo, operadora de telefonia móvel da Telefônica Brasil, e pagamento de compras."O objetivo é alcançar clientes da Vivo que não tem conta bancária", disse a jornalistas o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente.Quem aderir ao serviço receberá um cartão com a bandeira MasterCard e uma senha. Esses clientes terão também uma conta-corrente pré-paga administrada pela MFS, joint venture criada pelos sócios para administrar soluções de pagamentos móveis.Assim, os assinantes poderão 'depositar' recursos na conta-corrente pré-paga comprando créditos nos mesmos estabelecimentos onde hoje apenas recarregam o telefone. Quem receber transferências de recursos poderá sacá-los em dinheiro em caixas eletrônicos Cirrus, da MasterCard, como a rede 24 horas.De acordo com os executivos das empresas sócias, o produto não depende de uma instituição financeira para ser operado, por não envolver transações de crédito. Os recursos serão mantidos em contas-reserva em bancos (três instituições cujos nomes não foram revelados).O lançamento deve acontecer em abril em cinco cidades e ser expandido para todo o país até julho. A expectativa é de que o serviço tenha 200 mil usuários em dezembro do ano que vem, com uma movimentação mensal de cerca de 500 mil operações."A ideia é atingir 50 por cento da base de clientes de pré-pago da Vivo em alguns anos", disse a jornalistas o presidente da MFS, Marcos Etchegoyen. A empresa tem participação igualitária de 50 por cento de MasterCard e Telefônica.Em setembro, dos 76,8 milhões de telefones móveis da base de clientes da operadora, a maior do país, cerca de 59 milhões eram linhas pré-pagas.Segundo os executivos, o serviço estará disponível para todos os clientes, mesmo os que não tiverem smartphones, sem custo adicional. O valor das tarifas que serão cobradas, porém, não foram reveladas. Fonte: Reuters
Procon-SP lista 200 sites que devem ser evitados para compras na internet
28 nov, 2012 às 17:15
- Órgão recebeu reclamações por irregularidades no comércio eletrônico.Principais delas foram falta de entrega do produto e ausência de resposta.A Fundação Procon-SP divulgou uma lista com mais de 200 sites que devem ser evitados pelo consumidor em compras pela internet. As páginas não são recomendadas porque o órgão recebeu reclamações por irregularidades na prática de comércio eletrônico.A lista está disponível na de site da Fundação Procon, no link "Evite esses sites" (acesse aqui), com endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF. Os sites ainda foram classificados pelo órgão de defesa do consumidor com as condições "fora do ar" ou "no ar".De acordo com o Procon-SP, as principais reclamações dos consumidores sobre as páginas não recomendadas são: falta de entrega do produto adquirido pelo consumidor e ausência de resposta das empresas para a solução do problema."Esses fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil, o que inviabiliza a solução do problema apresentado pelo consumidor", diz o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, em nota.O diretor classifica como "preocupante" a proliferação desses endereços eletrônicos mal- intencionados, que em alguns casos continuam no ar lesando o consumidor. "Denunciamos os casos ao Departamento de Polícia e Proteção a Pessoa (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil, mas, o mais importante é que o consumidor consulte essa lista antes de fechar uma compra pela internet, para evitar o prejuízo", ressalva, em nota.DicasPara orientar o consumidor na hora de fazer compras pela internet, o Procon-SP elaborou uma cartilha, chamada "Guia de Comércio Eletrônico" . No documento há dicas e cuidados que o consumidor deve ter ao comprar produtos ou contratar serviços online.Entre elas estão procurar no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do email. É preciso, ainda, redobrar os cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. O Procon sugere que o consumidor dê preferência a sites que tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC). Também é importante instalar programa de antivírus e firewall no computador, sistema que impede a transmissão e recepção de acessos nocivos ou não autorizados. Fonte: G1
Sicoob de Brumado em parceria com CDL promove evento de capacitação
26 nov, 2012 às 17:19
- Sexta-feira (23), aconteceu um evento pra lá de importante no auditório da CDL de Brumado promovido pela Sicoob. Tratou-se de uma palestra sobre "Atendimento ao Cliente" que foi ministrada pelo gabaritado profissional de marketing e vendas, Diogo Francischini, que realiza palestras inclusive no exterior.A Sicoob - Sistemas de Cooperativas de Crédito do Brasil, por meio da agência de Brumado, com a intenção de oferecer uma capacitação eficaz para os convidados, preocupou-se em trazer pessoas que de fato pudessem contribuir para o conhecimento dos presentes.Também participou do evento, o colaborador da Sicoob Salvador, Renato Paiva, que com a sua experiência de gerente de negócios, pôde explicar em detalhes a importância dessa cooperativa para as cidades onde está inserida, pois, com a política de que na Sicoob os lucros, são na realidade sobras, que retornam aos associados, já que estes são os donos, frisou os benefícios adquiridos por quem se associa a Sicoob. O presidente da Sicoob Brumado, Sr. Moisés, pesssoa de absoluta educação e simpatia, e Cesar, diretor administrativo, também estavam presentes, mostrando que de uma ponta à outra, a Instituição está preocupada em investir no desenvolvimento profissional da cidadeA palestra foi animada, e de uma forma dinâmica transmitiu o conteúdo, que é de extrema relevância para os profissionais do comércio, afinal, um bom "Atendimento ao cliente" é a chave para o sucesso duradouro de qualquer negócio. Fonte: Assessoria de Comunicação da CDL de Brumado (Izidy Ramel Comunicação)
Lojas on-line no Brasil aderem à "Cyber Monday"
26 nov, 2012 às 14:32
- Lojas on-line aderiram à promoção após a Black Friday.Confira sites que oferecem descontos nesta segunda (26).Lojas on-line no Brasil aderiram nesta segunda-feira (26) à promoção "Cyber Monday", que reúne descontos na internet com foco em eletroeletrônicos. As maiores varejistas do país estão vendendo produtos eletrônicos em seus sites com redução nos preços.A Americanas.com está oferecendo descontos de até 80% sem seus produtos. O Submarino disse que todo a sua loja está com 10% de desconto. A Fnac afirmou que está vendendo games até 50% mais baratos. Entre outras lojas on-line participantes da "Cyber Monday" estão Ponto Frio, Extra, Walmart e Saraiva.Tradicionalmente, a "Cyber Monday" é realizada na primeira segunda-feira depois do feriado norte-americano de Ação de Graças. Na última sexta-feira (23), aconteceu no Brasil a terceira edição da Black Friday, que reuniu promoções de 300 varejistas. As duas datas, tradicionais nos Estados Unidos, trazem uma série de descontos aos consumidores. Na "Black Friday", os descontos são oferecidos também por lojas físicas.Em 2011, as vendas da "Cyber Monday" nos Estados Unidos atingiram um recorde, chegando a US$ 1,251 bilhão em vendas on-line -o aumento foi de 22% em relação ao ano anterior.‘Black Friday'Na última sexta-feira (23), 300 varejistas on-line venderam mais de R$ 100 milhões em apenas 12 horas de "Black Friday" --o valor já superava o total vendido na versão de 2011 do evento.Apesar do aumento nas vendas, os internautas enfrentaram problemas quando tentavam fazer suas compras. Houve lentidão para carregar as páginas e finalizar as compras. Nas redes sociais, os compradores também reclamaram de ofertas com preços inflados para forjar descontos maiores em lojas on-line.Em resposta, a Fundação Procon de São Paulo notificou as empresas que participam da "Black Friday", ação promocional das redes de varejo, por indícios de maquiagem nos descontos. Fonte: G1
CDL de Brumado em carreata divulga os prêmios da campanha de Natal 2012
23 nov, 2012 às 17:34
- A CDL de Brumado lançou a sua campanha de natal 2012 em 12/11 e será findada em 07/01/2013, que esse ano está ainda mais atrativa, pois os prêmios serão: dois automóveis Gol G4 0km para os consumidores, R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para um lojista participante sorteado, e um salário para cada um dos vendedores dos cupons premiados.Partindo da Av. Centenário em frente a Brumauto sentido centro, a carreata teve início às 10h dessa sexta-feira (23), atravessando toda a cidade com os automóveis 0km em cima de um guincho, para que todos pudessem verificar os prêmios de perto.A Câmara de dirigentes lojistas de Brumado, está mostrando cada vez mais o quanto a forçado comércio é capaz de proporcionar benefícios realmente importantes para os consumidores, lojistas e colaboradores, afinal, o sucesso do comércio depende desse trio atuando em conjunto!Se você ainda não realizou as suas compras em uma das mais de 100 lojas participantes dacampanha de natal 2012 da CDL, vá correndo e garanta os seus cupons, pois, só tem chances de ganhar, quem tiver o seu cupom depositado em uma das urnas participantes da promoção! Fonte: Assessoria de Comunicação da CDL de Brumado (Izidy Ramel Comunicação)
INSS inicia no dia 26 pagamentos da segunda parcela do 13º salário
23 nov, 2012 às 16:40
- Depósitos irão injetar R$ 11 bilhões na economia do país.Serão pagos no total 25.846.367 de benefícios.O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta quinta-feira (22) que irá iniciar os depósitos da segunda parcela do 13º salário, a partir da próxima segunda-feira (26), junto com o pagamento da folha de novembro.Segundo o INSS, o valor transferido pela Previdência Social para o pagamento desta parcela do 13º salário corresponde a R$ 11,737 bilhões no pagamento 25.846.367 benefícios.Os depósitos desta segunda parcela da gratificação natalina vêm com o desconto de Imposto de Renda (IR), para aqueles segurados atingidos pelas faixas definidas pela Receita Federal do Brasil (RFB).Para descobrir quanto receberá, basta o segurado acessar o site da Previdência Social em Agência Eletrônica Segurado, clicar em Extrato de Pagamento de Benefícios e informar os dados solicitados.Na região Sudeste, São Paulo é o estado que vai receber o maior montante relativo ao pagamento desta parcela, ao todo serão R$ 3,368 bilhões, correspondentes ao pagamento de 6.025.185 benefícios.Na região Sul, o Rio Grande do Sul vai pagar R$ 996,615 milhões relativos a 2.178.978 benefícios. No Nordeste, o INSS vai transferir para a Bahia R$ 676,401 milhões para o pagamento de 1.753.904 benefícios.Em Goiás serão 522.828 benefícios de um total de R$ 209,258 milhões, o que representa o estado com maior investimento no Centro-Oeste. Na região Norte, o Pará vai pagar R$ 212,030 milhões referente a 560.962 benefícios que vão receber a segunda parcela da gratificação.A primeira parcela do 13º salário foi antecipada no pagamento da folha de agosto. Neste período, aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberam 50% do valor do benefício. A exceção foi para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor foi calculado proporcionalmente. Os segurados que estavam em auxílio-doença também receberam uma parcela menor que os 50%.Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família. Fonte: G1
Ambev é empresa mais valiosa do Brasil, superando Petrobras
22 nov, 2012 às 17:49
- A Ambev atingiu valor de mercado de R$ 248,7 bilhões na quarta-feira (21), o que a tornou a empresa mais valiosa do Brasil, superando a Petrobras, avaliada em R$ 247,2 bilhões na véspera.A maior fabricante de bebidas do país fechou 2011 como a terceira empresa em valor de mercado, ranking que tinha a Petrobras como líder, de acordo com levantamento da consultoria Economatica, divulgado nesta quinta-feira (22).Este ano, até o fechamento de quarta-feira, a petrolífera perdeu R$ 44,3 bilhões em valor de mercado, enquanto a Ambev teve crescimento de R$ 61,1 bilhões no mesmo período.Entre as dez maiores empresas em valor de mercado no Brasil, somente três apresentam crescimento este ano. Além da Ambev, o Bradesco viu seu valor de mercado crescer R$ 16,7 bilhões e Souza Cruz teve valorização de R$ 10,1 bilhões. Fonte: G1
Maior parte do comércio varejista prevê alta de vendas no Natal de 2012
21 nov, 2012 às 17:51
- Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgada nesta terça-feira (20) revela que a maior parte do comércio varejista acredita em alta das vendas no Natal deste ano, em comparação com 2011. No levantamento, foram ouvidos empresários de todas as 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal.Para 60% dos comerciantes, informou a CNDL, as vendas em dezembro serão melhores do que as do ano passado. Dos entrevistados, 36% acreditam que o crescimento será de até 10%. Ao mesmo tempo, 31% estão "bem mais otimistas" e esperam vendas até 20% maiores. Já 24% dos varejistas têm expectativa de vendas em 2012 iguais a 2011. A minoria, 11% dos entrevistados, está pessimista e conta com resultado pior que o ano passado.O principal motivo para tanto otimismo no comércio, de acordo com os próprios empresários entrevistados, é o aumento da oferta de crédito (20%). Em segundo lugar vem a estabilidade gerada pelos altos níveis de emprego (19%), seguida pelo maior planejamento financeiro das famílias brasileiras (16%) e pela redução das taxas de juros (14%), informaram a CNDL e o SPC Brasil.Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Jr, o período natalino se caracteriza por beneficiar praticamente todos os segmentos da economia, de maneira homogênea. "O consumidor injeta dinheiro das formas mais variadas possíveis. Ele pode comprar uma roupa nova, quitar dívidas, revisar o carro da garagem, dar um vinho de presente e até começar uma reforma. Assim, todas as engrenagens giram para fazer a máquina econômica funcionar", avaliou ele. Fonte: G1
Vendas pela internet devem crescer 25% no Natal
20 nov, 2012 às 17:52
- O varejo online brasileiro deve faturar R$ 3,25 bilhões com vendas de Natal, o que representa alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da e-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico.O montante corresponde a 15% da previsão para o ano todo, que é de R$ 22,5 bilhões, conta a diretora de negócios da e-bit, Cris Rother. "O Natal é, sem sombra de dúvidas, a data sazonal mais importante para o e-commerce também", destaca.Segundo Cris, os lojistas já começaram a se preparar para atender a grande demanda dessa época, reforçando sistemas de processamento de pedidos, logística e atendimento, além de investir em treinamento profissional e contratação de equipes temporárias. "Devemos ter um excelente Natal esse ano, tanto em faturamento quanto na melhoria dos indicadores de satisfação", disse o diretor geral da e-bit Pedro Guasti.A pesquisa do e-bit aponta para uma melhora nos serviços em função dessa preparação. O porcentual de pessoas que afirmaram ainda esperar pela entrega de compras realizadas era de 12% em outubro, o que representa uma redução de 3 pontos, se comparado ao mesmo período de 2011.PresenteUm levantamento do Buscapé, maior site de comparação de preços da América Latina, mostra que os produtos mais procurados devem ser os smartphones e a variação de preços desses itens entre os estabelecimentos pode chegar a 187,15%. "Nessa época, tudo tende a ficar mais caro devido à grande procura, por isso é necessário pesquisar muito antes da compra", recomenda o vice-presidente de Comparação de Preços do Buscapé Company, Rodrigo Borer.Na preferência dos consumidores estão também os televisores de LED, os tablets e os consoles de videogame. A categoria Moda & Acessórios, que se consolidou no decorrer do ano como uma das mais vendidas, continua em alta e os artigos mais buscados devem ser os tênis. Fonte: Agencia Estado
Facebook tentará medir eficácia de anúncios online
19 nov, 2012 às 17:55
- O Facebook está desenvolvendo uma estratégia de publicidade que pode afetar as empresas de internet que têm nos anúncios uma fonte vital de receita, informou ontem o site de tecnologia Business Insider.Segundo a publicação, a rede social fechou uma parceria com uma empresa de pesquisa chamada Datalogix para dar aos anunciantes virtuais a resposta para sua dúvida mais frequente: quem viu a propaganda foi até a loja comprar o produto?A nova ferramenta pode ser entendida em quatro etapas. Primeiro, a empresa faz um anúncio no Facebook - uma imagem de seu produto acompanhado de uma frase atraente, por exemplo. Alguns usuários da rede veem os anúncios e outros, não. Alguns clicam. Uma parte dos que clicaram vai à loja e compra o produto ou serviço após a propaganda. No momento da venda, o varejista pede o e-mail do cliente, o número de telefone ou o endereço residencial.Aí estaria a chave para descobrir se funcionou ou não colocar anúncios no Facebook. A rede social tem hoje 1 bilhão de usuários no mundo. Boa parte deles informa o e-mail e fornece dados pessoais, como o celular ou o endereço de sua casa. O acesso a essas informações, portanto, daria à empresa a possibilidade de ver se o usuário exposto ao anúncio concluiu a compra.O Business Insider diz que o Facebook e a Datalogix analisariam essas informações de uma maneira que preservaria o anonimato dos usuários. Dessa forma, a rede social entregaria aos anunciantes um relatório com a porcentagem de usuários que viram a propaganda e se tornaram clientes de fato ou não."Em vez de olhar para cliques não confiáveis, pesquisas e tendências do mercado, os comerciantes podem olhar para esse relatório e fazer um simples cálculo do retorno sobre o investimento", diz o site.ReceioDesde que fez sua oferta pública inicial de ações, em maio, o Facebook tem o desafio de mostrar aos investidores sua capacidade de obter receita com publicidade. A dúvida em questão, e o que provoca a desconfiança de muitos acionistas, é se os usuários da rede, que lá estão para primeiramente socializar, suportariam a convivência com anúncios no site.Os resultados financeiros divulgados em outubro começaram a diminuir esse receio. O Facebook alcançou faturamento de US$ 1,26 bilhão no terceiro trimestre deste ano. Desse total, 86% vieram da venda de anúncios. Apenas no segmento móvel, a receita foi de US$ 150 milhões. No segundo trimestre, segundo estimativas de analistas, ela havia sido de US$ 10 milhões. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo. Fonte: Agencia Estado
Juros voltam a cair e taxa do cartão fica abaixo de 10% pela 1ª vez
16 nov, 2012 às 15:42
- As taxas de juros das operações de crédito voltaram a cair em outubro, aponta nesta quarta-feira (14) a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). É a oitava redução no ano, diz a associação.Com a queda, pela primeira vez a taxa de juros média do cartão de crédito rotativo ficou abaixo de 10% ao mês. "Com isso, não temos mais no país taxas mensais média de dois dígitos", aponta a associação, em nota. A taxa passou de 10,41% ao mês em setembro para 9,37% ao mês em outubro.Além da taxa do cartão, os juros do comércio, do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) para financiamento de automóveis e do empréstimo pessoal feito por bancos e financeiras são as menores desde o início da pesquisa, em 1995. Taxas para pessoas jurídicas também são as mais baixas."As reduções podem ser atribuídas à melhora dos indicadores econômicos, bem como à maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros", diz o coordenador da pesquisa, Miguel José Ribeiro de Oliveira, em nota.O processo de redução das taxas de juros teve início no país em abril deste ano, iniciados pelos bancos públicos e acompanhado pelos privados. As medidas foram, em parte, pelo acompanhamento da redução da taxa básica de juros da economia, a Selic, e também pela pressão do governo para a redução dos spreads bancários no país que é a diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa cobrada dos clientes.TaxasDas seis linhas de crédito pesquisadas para pessoas físicas, todas foram reduzidas no mês. A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,31 ponto percentual no mês, passando de 5,81% ao mês em setembro para 5,50% ao mês em outubro. A taxa é a menor desde o início da série, iniciada em 1995.Para pessoa física, das três linhas de crédito pesquisadas, todas foram reduzidas no mês. A taxa de juros média geral apresentou uma redução de 0,14 ponto percentual no mês, passando de 3,31% ao mês em setembro para 3,17% ao mês em outubro, sendo esta a menor taxa de juros da série histórica, iniciada, neste caso, em 1999. Fonte: G1




