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Informações relevantes ao seu alcance

  • Escola ArtInfância, associada à CDL, realiza caminhada em homenagem às mãesNesta sexta-feira, 10, a escola ArtInfância promoveu uma linda homenagem às mães pelas pessoas mais importantes de suas vidas: os filhos. Em uma caminhada que teve início em frente a própria escola, depois do locutor Henrique Cruz recitar belos poemas para as homenageadas da noite, as mães andaram com os seus filhos, alunos da ArtInfância, por algumas das principais avenidas de Brumado, assim, finalizou na praça Coronel Zeca Leite.Na referida praça, aconteceram brincadeiras, apresentações realizadas por crianças de todas as idades e muita emoção. O evento contou com cerca de 200 mães, que contaram também com animação do DJ Pantera. A escola ArtInfância possui alunos dos 2 aos 11 anos de idade, visto que oferece desde o maternal até o quinto ano do ensino fundamental.A diretoria, professores e demais colaboradores da escola, envolvidos no evento, afirmaram estar satisfeitos, pois, o objetivo maior foi atingido, que era justamente levar alegria às mães que tanto merecem carinho e atenção. Autor: Izidy Ramel
  • Sorteio da CDL adiado para oportunizar mais tempo para quem ainda não está concorrendoO primeiro sorteio da campanha que a CDL de Brumado está realizando, que contempla Dia das Mães, Dia dos Namorados e São João, que seria realizado hoje, 13 de maio, foi adiado dia 17 de maio, com o intuito de oportunizar que as pessoas que não haviam feito ainda as suas compras e preenchido os seus cupons, possam ter a chance de fazer isso durante a semana, e assim, concorrer aos prêmios incríveis que a CDL está disponibilizando, que aliás, somente para lembrar são: 3 motos, 10 notebooks e 3 tablet's. Se você ainda não fez as suas compras nas lojas associadas à CDL, não perca mais tempo, na sexta-feira, 17, acontecerá a sua primeira oportunidade de ser contemplado. Autor: Izidy Ramel
  • Microempreendedor tem até o final do mês para apresentar a declaração do Simples NacionalO prazo para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual, relativa ao ano-calendário 2012, termina no próximo dia 31. O preenchimento e o envio das informações podem ser feitos por meio da internet, no site da Receita Federal.O microempreendedor individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. No Portal do Empreendedor é possível obter uma lista de atividades que podem ser enquadradas como MEI.Para ser um microempreendedor individual é necessário faturar até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O pequeno empresário pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.No mais recente programa de rádio Café com a Presidenta, apresentado na segunda-feira, Dilma Rousseff disse que programas como o do Microempreendedor Individual e das Pequenas Empresas estão beneficiando milhões de trabalhadores de nosso país. A presidenta calcula que o número de trabalhadores enquadrados como MEI está perto de 3 milhões.A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador informal possa se tornar um MEI. Entre as vantagens está a possibilidade de inclusão no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a emissão de notas fiscais.Outra vantagem, segundo a Receita Federal, é que o MEI passa a ser enquadrado no Simples Nacional e fica isento de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). O microempreendedor pagará o valor fixo mensal de R$ 34,90 (comércio ou indústria), R$ 38,90 (prestação de serviços) ou R$ 39,90 (comércio), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.Com essas contribuições, o microempreendedor individual tem acesso aos benefícios da Previdência, como o auxílio maternidade, o auxílio doença e a aposentadoria. Fonte: Agência Brasil
  • Na noite desta quinta feira, 09, aconteceu uma reunião, que iniciou às 19h00, no auditório da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, entre representantes do comércio e população em geral, e a 34ª CIPM - Companhia Independente da Polícia Militar. Na reunião foram discutidos os diversos fatores que estão ligados à segurança pública, como educação, atuação dos pais junto aos filhos adolescentes, fase em que o tráfico mais cerca as pessoas para corrompê-las, dentre outros.O Major Sílvio Berlink, chamou a atenção para a necessidade das pessoas tomarem certos cuidados, que são primordiais para que as pessoas não fiquem tão vulneráveis ao crime, como por exemplo, observar o comportamento de indivíduos com atitudes estranhas em lugares ermos, ter atenção para que não se deixe veículo estacionado com portas destrancadas, procurar não sair sozinho (a) nas ruas com grandes quantias em dinheiro, dentre outras situações que, todos devem evitar, pois bandidos preferem pessoas desatentas, já que, quando nessa condição, fica mais fácil de se realizar o crime.Berlink, com muita clareza, também ressaltou o fato de que a polícia precisa da cooperação de todos: população, escolas, família, governo, já que as drogas, mola propulsora para a violência, é um problema de saúde pública, e que sempre, é mais fácil e eficiente fazer prevenção do que repressão.Foram mostrados diversos relatórios em forma de gráficos que apontaram itens como: número de roubos acontecidos em Brumado, número de furto (quando há a subtração do bem sem violência), assim, dentre números assustadores, destacaram-se de forma mais direta os seguintes: na "Operação Malhada Branca", realizada em Brumado, foram colocados nas ruas da cidade 150 policiais, entre militares e civis, em que 30 desses são delegados, além de 50 viaturas. Em tal operação foram apreendidas 4 metralhadoras, sendo 2 com silenciador, armas extremamente poderosas, que significavam um perigo constante quando em poder dos bandidos.Manoel Messias, Presidente da CDL de Brumado, destacou a importância das pessoas presentes nessa reunião fazerem, literalmente, um "trabalho de abelha", no sentido de disseminar a ideia de que a população precisa se mobilizar para lutar contra a violência, contra o tráfico, e pediu para que todos se comprometessem a levar, para a próxima reunião com a 34ª CIPM, mais pessoas, a fim de aumentar e fortalecer cada vez mais a posição da sociedade na luta contra o crime. Manoel afirmou ainda, que a CDL de Brumado apoia essa iniciativa de braços abertos, e que o espaço e colaboração da entidade estarão sempre disponíveis para contribuir com a polícia em benefício do comércio e da sociedade como um todo.O Major Berlink finalizou pedindo a todos para fazerem um exame de consciência, e pensarem, com atenção, na necessidade da população de unir e lutar forte, inclusive a família, pois, como ele mesmo afirmou "quando a família se ausenta, alguém se apresenta". Autor: Izidy Ramel
  • Inadimplência cresce ao menor ritmo dos últimos sete meses, indica SPC BrasilA inadimplência do consumidor brasileiro no comércio varejista apresentou crescimento de +5,84% no mês de abril de 2013, na base de comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do indicador mensal medido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A pesquisa leva em consideração mais de 150 milhões de consumidores cadastrados, em 800 mil pontos de vendas espalhados por todo Brasil.Os números de abril mostram um ritmo mais brando de expansão da inadimplência após o pico registrado no mês de março, quando a taxa havia ficado em +10,58%. É o menor crescimento apresentado nos últimos sete meses.No acumulado do ano - de janeiro a abril de 2013, frente ao mesmo período de 2012 -, a inadimplência soma um aumento de +8,72%. Já na comparação com o mês imediatamente anterior, o número de CPFs negativados na base de registros do SPC apresentou um ligeiro avanço de +0,12%.Na avaliação da economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, o crescimento mais ameno dos calotes em abril confirma as expectativas da entidade por conta, principalmente, do efeito calendário. Após o primeiro trimestre do ano, que concentra um grande volume de gastos com impostos e parcelas remanescentes das compras de final de ano, o consumidor tende a retomar o controle das finanças pessoais."O período mais crítico da inadimplência é o mês de março, quando o bolso do consumidor fica mais pesado para quitar tanto as prestações das compras a prazo contraídas no Natal como as contas tradicionais de início de ano como IPTU, IPVA e rematrículas escolares", esclarece a economista.VendasO número de consultas realizadas no banco de dados do SPC Brasil, que dá medida à atividade do comércio nas compras a prazo, apresentou uma elevação de +7,34% na base comparativa de abril com igual mês do ano passado. Para os economistas do SPC Brasil e da CNDL, o levantamento demonstra que o mercado de crédito continua apresentando expansão considerável neste início de ano, motivado, sobretudo, pelos índices recordes de empregabilidade e de oferta de crédito, com prestações alongadas e juros mais baixos.O desempenho das vendas na comparação com março também foi positivo e apresentou uma elevação de +1,10%. No mês de abril, o movimento nas lojas foi beneficiado pela maior quantidade de dias úteis e pela ausência do feriado prolongado da Páscoa, que em 2013 acabou caindo em março. Além disso, a proximidade do Dia das Mães, considerada a segunda data comemorativa mais importante para o varejo nacional em faturamento e em volume de vendas - perde apenas para o Natal -, contribuiu para o aumento das vendas em abril e motivou parte dos consumidores a se adiantar nas compras. No acumulado do ano, o crescimento chega a +8,50%.Inflação e poder de compraPara o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, o cenário de inflação escapando do centro da meta, segundo o IPCA calculado pelo IBGE, ainda não impacta de imediato no poder de compra no varejo, mas merece observação cautelosa nos próximos meses."A inflação oscilando para fora do centro da meta não preocupa o poder de compra em curto prazo, mas deve ser observada com atenção. A política monetária brasileira deve ser especialmente vigilante para minimizar riscos de níveis elevados de inflação, mas ao mesmo tempo, não podemos retroceder na conquista histórica do recente ciclo de redução do juro básico", alerta Pellizzaro Junior.Recuperação de créditoO número de cancelamento de registros, que reflete a recuperação de crédito no varejo e a quitação de dívidas em atraso, foi positivo em abril de 2013 e apresentou alta de +6,92% sobre o mesmo mês de 2012. Em relação a março de 2013, a recuperação de crédito cresceu +3,92%. No acumulado do ano, o número de consumidores que saldaram dívidas atrasadas apresentou elevação de +7,33%, segundo indicador do SPC Brasil.Para Pellizzaro Junior, a proximidade do Dia das Mães foi também fator preponderante para o resultado satisfatório no volume de pessoas que regularizaram dívidas. "Com a proximidade de datas festivas, é natural que o consumidor busque meios de colocar as contas em dia para voltar a ter crédito", afirma Pellizzaro Junior.De acordo com o líder varejista, o crescimento salarial acima da inflação é um dos fatores principais para explicar a escolha do consumidor endividado em dar propriedade a quitar ou renegociar dívidas. "A estabilidade no mercado de trabalho e o aumento da renda média trazem um ambiente de confiança para que os consumidores brasileiros consigam quitar as dívidas e voltar a ter crédito na praça", conclui. Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL
  • Supermercados devem ter caixas operados por clientes em 2013Caixas de supermercado operados pelo próprio consumidor devem chegar a cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul em 2013. "Estamos em fase final de negociação com varejistas grandes e menores. Teremos lojas em operação nesses locais ainda no segundo semestre", afirma Claudio Reina, diretor da RMS, empresa que instalou, em novembro passado, equipamentos pioneiros do tipo em Londrina e Maringá (PR).

    Nesses caixas, o cliente registra cada produto pelo código de barras e em seguida o coloca na sacola, que fica apoiada sobre uma balança para verificar se o peso corresponde ao do item, para evitar furtos. Câmeras também são instaladas no local para reforçar a segurança. Depois, o próprio consumidor faz o pagamento com cartão de crédito ou débito.De acordo com a RMS, o sistema diminui em 20% a 30% o tempo no caixa. Além disso, no espaço de dois caixas comuns podem ser instalados quatro de autoatendimento.A novidade é uma aposta do setor supermercadista para diminuir as filas. "Os consumidores das classes C, D e E passaram a usar caixa eletrônico, por isso acreditamos que o brasileiro está aculturado para o self checkout , afirma Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). "Vimos também que o uso não é determinado pela idade do cliente, mas pela pressa no momento da compra", diz.'Sistema funciona bem fora do País'No Paraná, o self checkout foi adotado pela rede Super Muffato, que tem 40 lojas e 9 mil funcionários. Em maio, a varejista irá estrear a tecnologia em outras duas unidades no Estado, em Curitiba e Cascavel. No mesmo mês, uma loja do grupo Comper em Campo Grande (MS) passa contar com o sistema. No segundo semestre, a RMS afirma que a tecnologia deve chegar ao interior de São Paulo e ao Rio Grande do Sul. "Ao todo, temos 20 contas em negociação, em diferentes regiões do País", diz Reina.O diretor da empresa trabalhou em Portugal e na Espanha por 20 anos com self checkout - na Europa, essa forma de pagamento é mais comum do que na América Latina. Em 2011, foi chamado para dirigir a área na RMS, que fornece há 22 anos sistemas informatizados para varejistas. "Agora teremos grande foco na área do autoatendimento, porque sabemos que isso funciona bem fora do País", afirma.Em 2003, o Pão de Açúcar implantou o primeiro sistema de self checkout brasileiro, numa unidade de São Paulo. O projeto se transformou no Personal Shop, atualmente em funcionamento em quatro lojas da cidade, que permite também escolher produtos e pode até entregá-los em casa, após a compra.

    Fonte: Portal Ig / CNDL

  • Lojas começam a informar tributos na nota fiscalTrês grandes varejistas já começaram a informar o consumidor em notas fiscais sobre os tributos embutidos no preço final de cada produto e serviço vendido.A medida foi tomada em antecipação a 10 de junho, quando entra em vigor a lei que regulamenta o tema.Na semana passada, Renner, Riachuelo e Telhanorte emitiram em algumas lojas as primeiras notas fiscais adequadas à nova legislação. Outras empresas, como o Pão de Açúcar, também estão testando o sistema de cálculo dos tributos, implantado com ajuda do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).A entidade disponibiliza dados sobre a carga tributária embutida em cada tipo de produto e auxilia as empresas a fazerem os cálculos necessários.A lei que trata do assunto, de número 12.741, foi aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff no ano passado. A partir de junho, a empresa que descumpri-la pode ser enquadrada no Código de Defesa do Consumidor, que prevê multa, suspensão da atividade e até cassação da licença de funcionamento.A lei determina que sete tributos que influenciam o preço de venda de produtos e serviços --ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS/Pasep, Cofins e Cide-- sejam usados no cálculo.Adicionalmente, as empresas também podem informar o consumidor sobre a carga tributária dos produtos em painéis instalados nas lojas e em cartilhas.Cálculo aproximadoSegundo especialistas, porém, o valor discriminado nas notas fiscais não é o volume real da carga tributária, mas uma cifra aproximada.O valor não leva em conta, por exemplo, dois tributos que foram vetados da lei pela presidente com a justificativa de que seu cálculo seria muito difícil --o Imposto de Renda e a CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido).Outro problema é que uma série de tributos têm alíquotas diferentes em cada região do país, como o ICMS. Por enquanto, as varejistas estão trabalhando com uma média nacional do imposto."Trabalhar sem a média nacional demandaria um tempo muito grande e pessoal de que as empresas não dispõem [no momento]", afirmou o presidente do Conselho Superior do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.Para o IBPT, todas as empresas têm condição de se adequar à lei até 10 de junho usando médias nacionais, mas precisariam de mais tempo para passar a trabalhar com os cálculos regionais. "Imagine uma rede que trabalha em todo o país. Em vez de fazer uma implantação, ela teria que fazer 27", disse.De acordo com Amaral, a lei não exige que o valor explicitado nas notas seja o valor real da carga tributária e admite que, no Brasil, é impossível calculá-la. "A lei reconhece que o sistema tributário é complexo e nem o governo consegue calcular a carga tributária de qualquer produto e serviço", afirmou.O IBPT defende que as empresas tenham um prazo adicional após a entrada a vigor da lei para se adequar às novas normas. Fonte: Folha.com / CNDL
  • 70 anos da CLT: um marco histórico no paísA Consolidação das Leis do Trabalho completam 70 anos esta semana. Mas ainda podemos ver alguns gargalos trabalhistas. Um deles é que 18 milhões de pessoas ainda trabalham sem carteira assinada. Por outro lado, podemos notar um forte crescimento de empregos no mercado de trabalho, já que mês após mês batemos recordes na redução da taxa de desemprego.Ao longo deste período, vivenciamos muitas mudanças, como a que oficializou o direito à greve e outra que extingui a estabilidade no emprego. Mas ainda há muito o que se discutir em relação a leis trabalhistas. Muitos pedem a flexibilização das leis trabalhistas, como a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.Para o superintendente da CNDL, Dr. André Luiz Pellizzaro, as leis trabalhistas precisam de avanços. "Tivemos 70 anos de historias e conquistas, mas precisamos avançar mais, modernizando nossa legislação trabalhista para o Brasil do futuro", completou.Nós, do Movimento Lojista, pedimos que sejam ouvidos todos os setores da economia e que mudanças, como a redução da jornada de trabalho aconteça de setor para setor.Acreditamos que temos muito o que comemorar mas precisamos sempre estar atentos ao futuro! Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL

Convite

07 mai, 2013 às 11:08

  • Atenção às novas regras do COAF e Receita FederalEm questão de poucos dias, uma instrução normativa da Receita Federal e uma resolução do COAF - Conselho de Controle de Atividade Financeira - confirmaram a tendência autoritária do governo federal. Uma violação da privacidade, na definição do tributarista Everardo Maciel, ex-secretário da Receita. Um Big Brother multiplicado por milhões, segundo o advogado tributarista Brasil do Pinhal Pereira Salomão, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, que deu o alerta em seu site.A resolução do COAF determina que pessoas físicas ou jurídicas que vendam itens com preço maior que R$ 10 mil precisam, obrigatoriamente, fazer um cadastro de seus clientes, com nome, CPF ou CNPJ, documento de identidade e endereço completo, que deve ser mantido por cinco anos.Se o cliente, no período de seis meses, fizer aquisições de serviços ou produtos em valor superior igual ou superior a R$ 30 mil, o vendedor ou prestador está obrigado a comunicar o COAF, pelo site.Já a instrução normativa da Receita Federal exige que quem gaste mais de U$ 20 mil dólares por mês com serviços no exterior informe onde esses valores foram gastos, com notas fiscais. A regra vale para hospedagem, transportes, alimentação ou mesmo saúde para as pessoas físicas, e viagens, honorários advocatícios, treinamentos, licenciamento, direitos, software, prestação de serviços em geral para as jurídicas.A declaração deve ser feita no site da Receita, no centro virtual de atendimento ao contribuinte (e-CAC) e ficará no Siscoserv (sistema criado no ano passado para monitorar compra e venda de serviços de pessoas físicas e jurídicas no exterior).O advogado tributarista Brasil Salomão diz que a primeira regra, referente aos gastos de R$ 10 mil já é extremamente gravosa para o empresário, mas não o transforma em "agente" do governo. No segundo caso, "serei obrigado a comunicar o COAF, dando início a um expediente administrativo de verificação da vida do cliente. É terrível".Ele considera a medida "uma violação inconteste aos artigos 1º e 170 da Constituição, que enaltecem, como fundamento do Estado democrático de Direito, a livre iniciativa". Salomão está aconselhando a seus clientes que questionem essa nova regra na Justiça. A Ordem dos Advogados do Brasil já conseguiu isentar os advogados no exercício da profissão dessa obrigação.Brasil Salomão vê ainda "uma violação ao sigilo de dados porque em toda operação empresarial (prestação de serviços ou venda de mercadorias) há um contrato, entre pelo menos duas partes, ainda que verbal, e, alguns dos seus dados estão protegidos pela Carta Constitucional".Já Everardo Maciel, ex-secretário da Receita, classifica as medidas como "tentativas de controlar a vida das pessoas", e compara com o que foi feito na Argentina, "coisa de país subdesenvolvido". Maciel cita o advogado Paulo José da Costa, autor do livro "O direito de estar só", para falar da "violação da privacidade das pessoas" que essas medidas representam: "São contra nosso direito de estar só".Por que elas não correspondem ao dever fundamental de pagar impostos, nem a nenhuma obrigação fiscal, Maciel as considera "uma violência, bisbilhotagem desnecessária". Ele diz que o que estão fazendo na área tributária é inacreditável. "Lido com isso há 40 anos e nunca vi uma coisa tão desastrada como essa. Há uma sinfonia das loucuras, crise da estupidez desassistida".Há diferenças entre as duas novas regras. Enquanto o advogado Brasil Salomão alerta que "a nova e draconiana regra, se não atendida, poderá gerar multas pecuniárias de até R$ 200 mil, cassação de registro profissional e, para o comércio, vedação do exercício da atividade", Everardo Maciel lembra que a instrução normativa da Receita Federal é inócua para as pessoas físicas, pois a Receita não tem autorização para multar os que se recusarem a colocar os dados no Siscoserv. A portaria prevê apenas multa para as pessoas jurídicas, de R$ 1.500 por mês. Fonte: O Globo / CNDL
  • Começou hoje, 03 de maio e terminará em 29 de junho, uma espetacular campanha promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado, que mais uma vez, está disponibilizando prêmios de qualidade e quantidade indiscutíveis!A tríplice campanha, que envolve dia das Mães, dia dos Namorados e São João, conta com 16 prêmios mais do que especiais, pois, o consumidor merece ter ótimos motivos para comprar no comércio brumadense, que a cada ano, se desenvolve e mostra-se mais competitivo junto aos comércios de outros locais.Quem comprar em qualquer um dos locais associados à CDL de Brumado, e preencher o cupom da promoção supracitada, irá adquirir uma séria missão: terá que achar um lugar em sua casa para guardar uma das 3 motos, um dos 10 notebooks ou um dos 3 tablet's, que poderá ganhar se for sorteado ao final da promoção!Moto Suzuki Yes 125, Moto Honda FAN 125, Moto Yamaha Factor 125 +10 notebooks + 3 tablet's, você só concorre na mega promoção da CDL de Brumado, não espere mais, adquira já os seus produtos nos comércios associados à CDL e aguarde o dia do sorteio, um desses super prêmios pode ser seu! Autor: Izidy Ramel
  • Em continuidade à caminhada rumo ao estreitamento das relações entre as CDL's da região, até para que fique mais fácil atingir sucesso em ações desenvolvidas por cada uma delas, no domingo, 28 de abril, aconteceu o 2º encontro de representantes de algumas CDL's, como a Diretora Distrital e Presidente da CDL de Guanambi - Alvisa Prates, Manoel Messias -Presidente da CDL de Brumado, Rafael Almeida Gonçalves - Vice-Presidente da CDL de Ibiassucê, dentre outros. Desta vez, o local contemplado foi a cidade Ibiassucê, que, com a iniciativa do empresário e advogado Rafael Gonçalves e a receptividade de 49 comerciantes locais, foi possível também realizar lá, a implantação de uma CDL.Nesse encontro, estiveram também presentes representantes do comércio, do legislativo e do executivo da cidade de Licínio de Almeida, demonstrando assim, que as três áreas vão trabalhar juntas em prol da implantação da CDL em seu município. É o caso também em Caculé, em que o prefeito já informou à presidente distrital da CDL que irá colaborar ao máximo com a criação dessa entidade, pois, o comércio saudável irá ajudá-lo na estão do município.A reunião foi composta, dentre outros testemunhos de representantes das CDL's, questionamentos de empresários dos locais ainda serão implantadas essa entidade, pelo depoimento de Rafael, explicando como foi a implantação da CDL de Ibiassucê, que aliás, foi muito elogiado pela maneira com a qual conduziu a situação, uma vez que, na busca para unir forças entre os comerciantes, conseguiu mostrar a eles, por meio de relatórios de inadimplência feitos pelos próprios comércios, que a cidade tinha por volta de 1 milhão de reais parados no comércio, e com isso, conseguiu provar o quanto a CDL poderia ajudá-los, e não demorou, pois logo foram colocados cobradores da CDL nas ruas para buscarem minimizar o prejuízo junto aos inadimplentes.Alvisa Prates ressalta que "a CDL tem um papel muito maior do que apenas resolver a inadimplência, essa é apenas uma das funções que a entidade pode executar, porém, existem muitas outras, e todas elas são extremamente benéficas para os municípios onde estão".O final do encontro contou com a esperada palestra de Rodrigo Leão, que com categoria, explanou "o que seria sucesso". Esse foi apenas o segundo encontro dentre os diversos que acontecerão, que como foi supracitado, têm a função de estreitar relações entre as CDL's da região, colocar os seus representantes em contato com as novidades, com outras realidades, com novos produtos, tudo para que se consiga realizar cada vez mais melhores ações em seus municípios, contribuindo assim, para o desenvolvimento saudável dos comércios de suas respectivas cidades. Autor: Izidy Ramel
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