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- Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira 'Meu Bolso Feliz' nas 27 capitais descobriu que grande parte dos brasileiros reconhece a importância de manter as contas em dia. Dentre os consumidores entrevistados, 82% consideram que ter o 'nome limpo' é um dos bens mais preciosos que uma pessoa pode ter. Apenas 6% disseram não se importar em ter o CPF negativado.No entanto, apesar da aparente preocupação da maior parte da população, uma outra parcela significativa dos brasileiros admite assumir atitudes arriscadas. Seis em cada dez entrevistados (64%) reconhecem que já pagaram, pelo menos uma vez em suas vidas, alguma conta atrasada, ao passo que 17% nunca o fizerem. Já o hábito de fazer um planejamento financeiro não é prática corriqueira para pelo menos 40% dos entrevistados.Outro dado que acende o sinal de alerta é que 14% da amostra confessou ter o costume de deixar de pagar algum compromisso financeiro para utilizar o dinheiro na aquisição de um produto que desejam ter, mesmo que sem necessidade.Para o educador financeiro do portal 'Meu Bolso Feliz, o segredo para uma vida financeira saudável é praticar atitudes conscientes e saber quais são os limites do próprio bolso. "Planejamento é fundamental. Quem lida com o orçamento de forma mais organizada, pensa antes de gastar e não entra em armadilhas. Com atitudes assim, fica mais fácil manter o nome limpo", comenta Vignoli.Os economistas do SPC Brasil reforçam que estar com o CPF negativado acarreta uma série de dificuldades na vida particular e profissional dos consumidores, como estar impedido de realizar compras parceladas ou abrir contas em banco, enfrentar barreiras na hora de financiar um carro ou a casa própria e até mesmo conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.Dez dicas para manter o 'nome limpo'Confira 10 dicas que os especialistas do 'Meu Bolso Feliz' dão para o consumidor manter o 'nome limpo' e continuar consumindo da maneira saudável1. Seja organizado. Faça uma planilha e anote todos os gastos mensais fixos, como água, luz, telefone, aluguel, condomínio, alimentação, escola, entre outros. Não se esqueça de incluir os gastos extras e supérfluos;2. Dê previsibilidade aos seus gastos. Faça o cálculo do quanto você ganha, subtraindo as contas que são essenciais. Desse modo, você já começa a ter uma noção do quanto tem de dinheiro para gastar com as coisas que gosta e poupar pensando no futuro;3. Seja prudente. Reflita se os seus gastos são de fato necessários e avalie o que pode ser adiado ou até mesmo cortado da lista de compras;4. Tenha zelo pelo seu nome. Nunca empreste seu CPF para terceiros realizarem compras e não permita que outra pessoa, mesmo que seja parente próximo ou amigo, use seu cartão de crédito. Ao assumir a divida de terceiros, por ingenuidade, falta de cuidado ou por uma simples gentileza, a pessoa passa a arcar com todas as consequências, caso o tomador do nome emprestado não consiga honrar o compromisso assumido. Você pode perder não só o dinheiro como a amizade.5. Tenha um bom controle das datas que vencem seus compromissos financeiros. Ao utilizar cheques, por exemplo, verifique se sua conta tem fundos suficientes para cobrir o valor da folha. O mesmo cuidado serve para os cheques pré-datados na data marcada para o depósito;6. Faça um uso inteligente do cartão de crédito. Nunca exceda o seu limite, pois isso gera a cobrança de taxas extras. O cartão de crédito pode ser útil para momentos de emergência;7. Pague sempre suas contas em dia, pois isso evita a cobrança de juros. Poucos dias de atraso podem representar multas aparentemente pequenas, mas se você juntar várias contas, o valor desembolsado pode assustar;8. Não tenha medo de pedir uma renegociação. É possível conseguir bons resultados como reduzir o tamanho das prestações, obter juros menores e prazos mais alongados. Se a intenção do consumidor for pagar a dívida atrasadas a vista, é possível até pedir um desconto no valor total. Além disso, é necessário que o consumidor mantenha a disciplina e não assuma novas dívidas enquanto estiver pagando as prestações atrasadas.9. Evite surpresas desagradáveis. Caso mude de residência, informe imediatamente o seu novo endereço aos seus credores. Dessa maneira, você evita a perda de faturas e recebimentos com atraso, sendo obrigado a pagar juros e multas desnecessárias que encarecem ainda mais a dívida;.Fonte: CNDL/SPC Brasil
Serasa lança feirão online para empresas renegociarem dívidas
11 set, 2014 às 08:35
- Empresários com pendências financeiras podem renegociar suas dívidas pela internet a partir de segunda-feira (15), no Feirão Limpa Nome Online Empresas anunciado pela Serasa Experian nesta quarta-feira (10). O serviço ficará disponível até a meia-noite de sexta (19).A Serasa já havia lançado, em 2012, um feirão online para renegociação de dívidas de pessoa física, e agora estreia o mesmo recurso para pessoas jurídicas. O serviço é gratuito.Segundo a Serasa, a renegociação é feita diretamente com os credores. O serviço estará disponível no site do feirão (clique aqui). Após preencher o cadastro, o empresário será redirecionado a uma página com a relação de empresas participantes do feirão com as quais sua empresa possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa. As que tiverem interesse em fazer um acordo poderão ser consultadas no menu lateral.Serão então apresentadas as pendências que a empresa possui e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. A partir daí, o empresário entra diretamente em contato com seu credor. Segundo a Serasa, em alguns casos, é possível até mesmo que um boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta inicial feita pelo próprio credor.Antes de renegociarA recomendação da Serasa é que, antes de tentar o acordo com o credor, o empresário inadimplente planeje suas finanças para estabelecer o valor disponível para pagar a nova dívida. Para isso, é preciso colocar na ponta do lápis todas as despesas fixas de seu negócio e as dívidas já assumidas ou previstas. Desa forma, é possível escolher as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento da empresa."Entendemos que este é o momento de incentivar a aproximação de quem está devendo e quer pagar e de quem está com débitos em aberto e quer receber”, afirma Luiz Carlos Rossi, presidente da Serasa Experian.Fonte: G1
Inadimplência recua 0,2% em agosto, diz Serasa
10 set, 2014 às 08:36
- Com dois dias úteis a menos do que julho, o mês de agosto registrou uma ligeira retração na inadimplência do consumidor, segundo a Serasa Experian. O indicador da instituição que mede o atraso de pagamentos ficou negativo em 0,2%. Segundo os economistas da Serasa, não fosse o efeito no calendário o número de dívidas atrasadas teria crescido no período.O que reforça essa percepção é a elevação de 2,5% acumulada nos oito primeiros meses do ano ante igual período de 2013 e o incremento em agosto de 2014 na comparação com o mesmo mês do ano passado. "A alta anual de 17,2% da inadimplência, a maior desde junho de 2012, reflete o cenário conjuntural mais adverso neste ano no tocante à capacidade de pagamento de dívidas por parte dos consumidores", explicam, citando a inflação mais alta, os juros elevados e o enfraquecimento do mercado de trabalho como fatores que contribuem para a tendência de alta da inadimplência.Entre os movimentos que contribuíram para a queda de 0,2% na margem, a Serasa aponta a diminuição no número de títulos protestados (18,8%), de cheques sem fundos (12,7%) e de dívidas com bancos (0,8%). Na mesma base comparativa, houve aumento de 2,9% na quantidade de dívidas não bancárias - com cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água, por exemplo.Ainda segundo a Serasa Experian, o valor médio das dívidas com os bancos caiu 6,0% no acumulado dos oito meses de 2014 sobre mesmo período de 2013, para R$ 1.265,15. Já o valor das dívidas não bancárias subiu 13,0%, para R$ 363,17; dos cheques sem fundos cresceu 5,0%, para R$ 1.715,50; e dos títulos protestados aumentou 3,3%, para R$ 1.428,39.Fonte: Pequenas empresas, grandes negócios
Receita libera consultas ao 4º lote do Imposto de Renda 2014
09 set, 2014 às 08:48
- A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (8) as consultas ao 4º lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2014, além de lotes residuais de anos anteriores (para quem caiu na malha fina).As consultas podem ser feitas no site da Receita.Também podem ser realizadas pelo telefone 146 (opção 3) ou por aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).Os valores das restituições serão pagos em 15 de setembro.Valores e número de contribuintesSegundo o Fisco, o quarto lote do IR 2014 pagará R$ 2,29 bilhões em restituições para 2,02 milhões de contribuintes.Considerando os valores dos lotes residuais de anos anteriores, as restituições sobem para R$ 2,4 bilhões no lote deste mês, englobando 2,05 milhão de contribuintes, dos quais 32 mil são idosos e 3,46 mil possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (no valor de R$ 168 milhões).Regras de recebimentoApós o pagamento dos idosos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave, as restituições são pagas por ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda – desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões. Geralmente, são sete lotes do IR em todos os anos, entre junho e dezembro. Em 2014, o Fisco recebeu 26,8 milhões de declarações do Imposto de Renda até 30 de abril, o prazo legal.Contribuinte pode saber se caiu na malha finaA Receita Federal lembra que os contribuintes que entregaram o IR 2014, ano-base 2013, e caíram na malha fina já podem corrigir eventuais pendências ou inconsistências em sua declaração.Para conferir a situação da declaração e resolver possíveis problemas, os contribuintes devem entrar no site da Receita Federal na internet e buscar pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) do órgão. O sistema exige o uso de um código de acesso gerado na própria página da Receita, ou um certificado digital emitido por autoridade habilitada. Veja o passo a passo do extrato do IR.O acesso ao extrato também permite conferir se as quotas do IR estão sendo quitadas corretamente, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.Caso as declarações tenham problemas, elas entram na malha fina do órgão, ou seja, ficam retidas, e não aparecem nos lotes de restituição até que tudo seja resolvido.Fonte: G1
Vivo e Serasa lançam serviço para evitar uso indevido de CPF
08 set, 2014 às 08:38
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A Vivo, em parceria com a Serasa Experian, acaba de lançar o Vivo Alerta CPF, que envia SMS sempre que alguma empresa ou instituição fizer consultas ao nome e/ou documento do usuário. Exclusivo para os 79,4 milhões de clientes da operadora no País, ele também emite mensagens no caso de surgir pendência financeira relacionada ao usuário ou se o nome dele deixar de constar no cadastro como devedor.
O serviço, o primeiro da Serasa em parceria com uma operadora de celular, também ajuda a prevenir contratempos para quem perde ou tem documentos roubados — muitas vezes usados por criminosos para obter crédito sem intenção de quitação ou para praticar outros tipos de fraudes.
O consumidor consegue identificar se foi ele mesmo que estava buscando crédito naquele momento ou se está sendo vítima de uma fraude.
Serasa Consumidor
SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.
Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.
Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Fonte: Serasa Experian
Conta e cartões pré-pagos surgem como solução para fomentar e-commerce e evitar fraudes
05 set, 2014 às 10:51
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As vendas pela internet no Brasil dispararam 28% em 2013, e o setor arrecadou R$ 28,8 bilhões.Números que poderiam ser muito maiores caso reduzissem as fraudes. De acordo com levantamento da Mintel, empresa de pesquisa de mercado, um a cada três brasileiros tem medo de fraude em compras pela internet. Um dos principais motivos apontados é o uso indevido de cartões.Para auxiliar os consumidores na luta contra as fraudes, a Super, empresa de meios de pagamentos que opera a ContaSuper (www.contasuper.com.br), criou os cartões virtuais pré-pagos exclusivamente para compras pela Internet.Com essa ferramenta, a pessoa tem uma grande segurança ao comprar pela Internet, pois funciona da seguinte maneira: a pessoa carrega seu cartão virtual no valor da compra que vai efetuar e, se sobrar algum valor, descarrega o cartão, transferindo o dinheiro novamente para a conta. Caso o site sofra um ataque ao seu Banco de Dados e tenha vazamento, o cliente estará sem saldo e a compra não será permitida.Luiz Almeida, vice-presidente da Super, avalia que é fundamental as empresas e os consumidores estarem preocupados em evitar fraudes, principalmente os operadores de meios de pagamentos. “Estamos chegando perto do Black Friday, onde deve haver um número maior de pessoas comprando. A Internet hoje oferece produtos de qualidade e, muitas vezes, a preços mais acessíveis, mas, é importante desenvolver sempre novas ferramentas para ganhar a confiança dos usuários de cartões de crédito, que não os usam para pagar na internet e, dos milhões de consumidores que não têm coragem de comprar online, apesar da comodidade e vantagens. Com cartões virtuais com limite isolado do saldo da conta, o cliente pode fazer compras grandes e pequenas sem a insegurança da exposição de limites ou saldos bancários. Temos que acordar todos os dias pensando como evitar a fraude hoje, é um processo contínuo e evolutivo, uma luta que nunca vai parar”, diz ele.Solução também para empresasPara as empresas que compram em sites do exterior e revendem em sites aqui no Brasil, a opção do pré-pago também é muito interessante, pois diferente do cartão de crédito tradicional, onde o crédito para compras só atualiza mensalmente, no cartão pré-pago não há limites de valores para compras. “É uma solução interessante para aqueles que compram em valores mais elevados, já que além de evitar fraudes com o uso do cartão virtual, ele tem um limite mais conveniente que no cartão de crédito, sem ficar preso aos limites mensais, basta demonstrar renda compatível com os objetivos da compra”, explica Luiz Almeida. Fonte: Portal SEGS
Após cinco meses em queda, vendas a prazo crescem 0,78% em agosto, diz SPC
05 set, 2014 às 10:48
- As consultas para vendas a prazo, que sinalizam o ritmo de atividade no comércio, voltaram a crescer no mês de agosto, após cinco meses consecutivos de queda. De acordo com o indicador apurado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), a alta foi de 0,78% na comparação com o mesmo mês de 2013.Na avaliação dos empresários, a melhora no mês se explica em parte pelo fim da Copa do Mundo, que em decorrência de menos dias úteis afastou os consumidores dos grandes centros de compras. Outro fator de impacto, de acordo com a CNDL, foi o Dia dos Pais, que além de ter registrado queda em relação ao mesmo período do ano passado (-5,09%), teve o pior resultado dos últimos cinco anos. Nos anos anteriores, as expansões foram de 3,78% (2013 - 2012), 4,75% (2012 - 2011), 6,86% (2011-2010) e de 10% (2010-2009)."Apesar da interrupção da trajetória de queda do volume de vendas a prazo, a expansão da atividade varejista no mês de agosto não foi suficiente para reverter a tendência de desaquecimento das vendas no comércio. No acumulado dos oito primeiros meses, frente a igual período de 2013, o indicador soma uma queda de -1,01%", disse o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, também acrescenta que o resultado é ainda consequência direta da economia em declínio, "influenciado principalmente pela manutenção dos juros em patamares elevados, pela persistência da inflação no limite da meta, pelo menor crescimento da renda dos trabalhadores e pelo maior rigor na concessão de crédito".Comparação mensalEm relação a julho deste ano, as consultas para vendas parceladas cresceram 1,86%, reflexo da volatilidade da comparação mensal. Para os economistas do SPC Brasil, apesar de as vendas do Dia dos Pais em relação ao ano passado terem sido fracas, foram fortes suficiente para aquecer as vendas do comércio em relação ao mês de julho, que apresentou queda por conta do período de Copa do Mundo.MetodologiaO Indicador de Vendas a Prazo calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é resultado de uma comparação percentual do volume de consultas para vendas a prazo realizadas pelos estabelecimentos comerciais ao banco de dados que o SPC Brasil tem acesso. O indicador tem abrangência nacional.Fonte: CNDL/SPC
Mantega culpa cenário externo pela queda de 0,6% do PIB
04 set, 2014 às 09:05
- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, na última sexta-feira, que o resultado do PIB – que registrou queda de 0,6% no segundo trimestre – ficou aquém do esperado. De acordo com ele, a queda da economia brasileira se deu pelos baixos resultados da economia internacional e problemas internos como os efeitos da seca e o grande número de feriados.– Falta mercado e isso leva a uma tendência de desaceleração das economias emergentes. A economia internacional não causou os impactos esperados – disse.A Fazenda fez uma simulação dos impactos da economia internacional, do número reduzido de dias úteis e da seca sobre o PIB que, segundo ele, dão uma noção do peso destas variáveis sobre a economia brasileira.O impacto do baixo crescimento da economia internacional sobre o PIB foi de menos 0,6 ponto porcentual. Só o Fed, cuja atuação levou o câmbio a R$ 2,45, tirou do PIB brasileiro um crescimento de 0,2 a 0,3 ponto porcentual. O número reduzido de dias úteis tirou de 0,2 a 0,3 ponto porcentual do PIB no segundo trimestre.Ministro acredita que a economia voltará a crescer no 3º trimestreMantega ressaltou que o cenário internacional está melhorando e que o PIB deve voltar a crescer no terceiro trimestre.– De qualquer forma, estes impactos não vão se repetir no terceiro trimestre. Estados Unidos e União Europeia já estão se recuperando e a seca já foi absorvida. Já causou seu impacto no segundo trimestre – disse Mantega.O ministro comentou também que a política monetária restritiva adotada pelo BC para combater a inflação deve gerar um impacto negativo de 0,7 ponto porcentual do PIB em termos anualizados.– Mas a liberação de compulsórios pelo Banco Central deve ajudar a recuperação da economia. O crédito começou a melhorar em função do controle da inflação – explicouEle também ponderou que a seca que atingiu o País no começo deste ano, que afetou expectativas de investimentos e elevou custos de energia para empresas, não vai causar mais impactos negativos entre julho e dezembro.Fonte: Zero Hora
Sebrae e Facebook lançam treinamento on line para capacitação de empreendedores
03 set, 2014 às 08:46
- O Sebrae e o Facebook apresentaram nesta segunda-feira (1) o ‘Empreenda com o Facebook’, treinamento on line gratuito desenvolvido para empreendedores brasileiros. Criado em um formato de jogo on line o treinamento exige apenas que o interessado possua um perfil no Facebook. Uma vez dentro do jogo, o empreendedor será conduzido por cinco etapas distintas.O game começa com uma introdução sobre a importância do marketing digital para os pequenos negócios e o papel do Facebook nesse cenário. A seguir, ele será orientado para a criação de uma página – isso pode ser feito durante o jogo; e caso o empreendedor já possua uma página, ele pode pular essa fase.O passo seguinte envolve o primeiro caso prático. O jogador terá o desafio de criar anúncios para um estabelecimento comercial fictício. Serão analisadas a pertinência do texto, a linguagem para o anúncio, além da adequação ao objetivo de negócios, que é atrair mais clientes. Ao término dessa etapa e dependendo do seu desempenho, o empreendedor será recompensado com “estrelas” que poderão ser trocadas por créditos para anúncios no Facebook – destinados a sua empresa real.As etapas subsequentes envolvem o desenvolvimento da estratégia de negócios para empresas on line e físicas, além da recompensa também em estrelas para serem convertidas em créditos de anúncios. A pontuação máxima dará ao empreendedor R$ 200 em créditos de anúncio. A duração estimada do jogo é de 45 minutos a uma hora, mas o jogador não precisa passar por todas as etapas no mesmo momento. Também é possível repetir uma determinada fase, mas os bônus não são computados novamente.O jogo on line comporta até 50 mil pessoas a cada mês – se esse número for ultrapassado, o empreendedor interessado receberá uma mensagem informando quando poderá jogar. Desenvolvido em linguagem de fácil compreensão, ele apresenta um conjunto de informações teóricas, mas tem nos exercícios práticos seu ponto forte.“Os negócios simulados no jogo foram pensados a partir de dados do Sebrae e de outras fontes relacionadas, e mostram que a maior parte dos empreendedores brasileiros atua nas áreas de varejo e comércio”, explica Stephanie Johnson, gerente de contas do Facebook Brasil.“A solução educacional resultado da parceria Sebrae/Facebook é, sobretudo, uma oportunidade de inclusão dos pequenos negócios nas redes sociais. O principal objetivo do jogo é estimular o empreendedor a criar uma página do seu negócio no Facebook e, com isso, ampliar as possibilidades de sucesso do seu empreendimento”, ressalta o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.Atendimento em escalaO ‘Empreenda com o Facebook’ é mais um resultado da parceria entre a rede social e o Sebrae, anunciada em março deste ano, e que envolve ainda a série de Feiras do Empreendedor do Sebrae que até dezembro terá passado por 14 capitais.“Quem visita as feiras tem acesso a informações gerais sobre como desenvolver uma estratégia de negócios dando visibilidade à sua empresa por meio do Facebook. As sessões presenciais, no entanto, não atendem a todas as cidades do país. O treinamento on line será importante para ampliar a capacitação de empreendedores de todo o país”, diz Fernanda Tosta, gerente de parcerias do Facebook Brasil.Atualmente uma em cada três pequenas empresas no país tem uma página no Facebook. Para o diretor-técnico do Sebrae, “o treinamento on line é mais uma ferramenta de qualidade que vai apoiar a gestão dos pequenos negócios. O potencial de alcance que a rede possui tem que ser utilizado a favor do empreendedor que precisa ampliar suas estratégias de marketing e relacionamento com o cliente.”Fonte: CNDL
Comércio deve abrir 138,7 mil vagas temporárias no fim deste ano
02 set, 2014 às 09:07
- A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) prevê que o comércio varejista vai oferecer 138,7 mil vagas de trabalho no fim deste ano, o que equivale a crescimento de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado.“Se fizermos uma série histórica do crescimento dos trabalhadores temporários, será o pior resultado desde 2009. É um crescimento fraco, mas, ainda assim, é um crescimento”, informou o economista Fábio Bentes, da CNC, acrescentando que o período de contratações ocorre entre setembro e novembro.Apesar disso, estimou que os postos temporários vão contribuir para a recuperação dos empregos no setor. Dados mais recentes do Caged (Cadastro Geral de Empregos), do Ministério do Trabalho e Emprego, indicam que o comércio varejista acumula redução de 78,2 mil postos de trabalho, de janeiro a julho.— Em todas as datas comemorativas, este ano, o setor perdeu força em comparação com o ano passado. Por isso, o fator sazonal ficou mais evidente, mas sem dúvida alguma vai fechar o ano no azul.O economista explicou que o número de vagas costuma acompanhar o resultado das vendas. No ano passado, as contratações temporárias aumentaram 3,2% em relação a 2012, para atender à expansão de 5,1% das vendas. A previsão para este ano é uma elevação menor, de 3% nas vendas, com movimentação financeira de R$ 32,5 bilhões. Ele acrescentou que o melhor Natal no histórico recente foi em 2010, quando as vendas subiram 9,5% e a contratação 7,2% na comparação com 2009.O ramo de vestuário e calçados, que em geral abre mais vagas, por causa do impacto das vendas de fim de ano, deverá responder por quase metade (48,7% do total) das contratações. Somente em dezembro, o faturamento do setor costuma crescer 90% em relação ao mês anterior, por causa do fator sazonal.— Isso acontece porque, dos segmentos do varejo, é o [ramo em que] se encontra produtos com valores unitários relativamente baixos. A pessoa que está com pouco dinheiro compra produtos de R$ 10 ou R$ 15 e consegue presentear. Mesmo em anos em que o varejo não vai bem ele se destaca.O segmento de hiper e supermercados, que historicamente é o maior empregador do comércio varejista, deverá ficar em segundo lugar com 26,1 mil postos temporários (18,9%). Se a estimativa se confirmar, haverá elevação de 2,7% em relação às 25,5 mil vagas temporárias criadas no fim de 2013.Ainda de acordo com a CNC, o maior salário de admissão deverá ocorrer no ramo de farmácias e perfumarias (R$ 1.142), mas em contrapartida o segmento deverá ofertar apenas 3,8% das vagas totais a serem criadas no varejo.Bentes disse ainda que a falta de crédito mais barato vai prejudicar as vendas no segmento de eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos.— O crédito que a pessoa física toma no banco está muito mais caro. Isso vai atrapalhar as vendas, que dependem do crédito.Segundo ele, tradicionalmente 15% das vagas temporárias são absorvidas pelo mercado de trabalho, mas este ano ele não acredita que isso se repita, porque o comércio não está com o mesmo desempenho de períodos anteriores.— É um momento de cautela, e envolve um custo relativamente elevado. Certamente, o empresário vai esperar a virada do ano para ver se retoma as contratações.Fonte: R7
Vendas de supermercados crescem 3,14% em julho
01 set, 2014 às 08:31
- As vendas em supermercados cresceram 3,14% em julho, em comparação com junho, de acordo com balanço divulgado no dia (27) de agosto pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação ao mesmo mês de 2013, o crescimento foi 0,99%. No acumulado dos primeiros sete meses do ano, a alta alcançou 1,48% sobre o mesmo período do ano passado.Para a associação, os números de julho indicam um bom desempenho do setor. O crescimento mais moderado, entretanto, reflete, na avaliação da entidade, a expansão menos intensa da economia. A Abras representa 84 mil lojas em todo o país, que faturaram R$ 272,2 bilhões em 2013.A expectativa da entidade é que as vendas sejam melhores nos próximos meses. “O segundo semestre é tradicionalmente mais forte em vendas e conta com o período do Natal, a melhor época de vendas para o setor. Esperamos que a economia não desacelere mais e que os resultados no segundo semestre superem o ritmo do primeiro”, ressaltou o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda.A pesquisa de preços da Abras, que acompanha os valores de 35 produtos de amplo consumo (alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica) indicou uma deflação de 1,54% em julho. As maiores quedas foram do tomate (-23,57%), da batata (-22,18%) e do feijão (-3,92%). Enquanto os maiores aumentos foram do pernil (6,88%), do biscoito maisena (3,63%), do queijo muçarela (3,19%) e do detergente líquido para louças (2,18%).No acumulado do ano de janeiro a julho os produtos pesquisados tiveram alta de 3,12% em relação ao mesmo período de 2013. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 4,26%.Fonte: Varejista
Salário mínimo previsto para 2015 será de R$ 788,06, diz ministra
29 ago, 2014 às 08:49
- A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, anunciou nesta quinta-feira (28) que o Projeto de Lei Orçamentária (Ploa) elaborado pelo governo prevê salário mínimo de R$ 788,06 a partir de 1º de janeiro de 2015. O valor representa um reajuste de 8,8% em relação aos atuais R$ 724,00.Segundo a assessoria da ministra, o impacto do aumento do salário mínimo nas contas públicas, com o pagamento de benefícios, será de R$ 22 bilhões em 2015.Belchior fez o anúncio após entregar o projeto da Lei Orçamentária ao presidente do Senado, Renan Calheiros. Depois de ser entregue ao Congresso, o projeto passa pela análise da Câmara e do Senado e pode sofrer alterações antes de ser aprovado.O valor do salário mínimo é calculado com base no percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano retrasado mais a reposição da inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).“O salário mínimo previsto no Orçamento para 2015, a partir de janeiro de 2015, será de R$ 788,06. É a regra que está estabelecida de valorização do salário mínimo”, disse a ministra ao deixar o gabinete do presidente do Senado.A ministra disse que as “grandes prioridades” do projeto são as áreas de saúde, educação, combate à pobreza e infraestrutura. O prazo para que o Executivo envie sua previsão de como vai arrecadar e gastar os recursos públicos termina sempre no dia 31 de agosto, conforme determina a lei.Belchior pediu a Calheiros uma “análise rápida” da proposta de modo que seja aprovada até o final do ano, prazo que não precisa ser cumprido obrigatoriamente pelo Congresso. Ainda assim, o presidente do Senado disse que o pedido da ministra poderá ser atendido.“Coloquei toda a equipe do ministério do planejamento a disposição do Congresso Nacional para os esclarecimentos necessários para que o Congresso possa fazer uma análise rápida do orçamento e poder votá-lo até o final do ano, prazo com o qual o presidente do Senado confirmou que é possível fazer”, declarou Miriam Belchior.Outros detalhes sobre a proposta orçamentária, segundo Belchior, serão dados durante coletiva de imprensa no Ministério do Planejamento em seguida.O Congresso Nacional ainda não aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015, que deveria servir de base para a elaboração pelo Executivo da proposta orçamentária. Deputados e senadores entraram em recesso informal, chamado “recesso branco”, para poderem se dedicar à campanha eleitoral nos seus estados e só deverão retomar as atividades plenas nas casas após o segundo turno, marcado para 26 de outubro.A Constituição Federal determina que o recesso oficial do Legislativo só poderia ocorrer se os parlamentares aprovassem a LDO até o último dia de trabalho do semestre (neste ano, 17 de julho).Fonte: CNDL




