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Informações relevantes ao seu alcance

  • Com o objetivo de aumentar a participação dos pequenos negócios no processo de compras públicas, o Sebrae montou o calendário “Encontros Municipais de Oportunidades de Compras Governamentais”, que vai percorrer 22 cidades baianas, entre julho e novembro deste ano. A iniciativa, resultado da parceria entre a instituição e a Secretaria de Administração do Estado, vai contemplar municípios com maior número de unidades orçamentárias do governo da Bahia.A série de encontros incluirá minipalestras nas quais  empreendedores de áreas urbanas e  rurais terão a oportunidade de receber informações de gestores e técnicos responsáveis por compras governamentais. Eles vão apresentar as demandas da esfera estadual para a aquisição de bens e serviços.Durante os encontros, serão tratados temas como legislação, modalidades de compras, decretos e resoluções específicas e tipos de licitação. O “Novo Paradigma de Compras Governamentais”, “Poder Público Comprando Mais dos Pequenos Negócios”, “Compras Governamentais e o Desenvolvimento Local” também serão abordados nos encontros, que trarão ainda um panorama sobre os benefícios da Lei Complementar nº 123, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.Nas oficinas, as empresas ofertantes conhecerão os procedimentos, as regras e as modalidades, informações necessárias na participação em licitações públicas. Eles vão saber como realizar o cadastro no sistema Comprasnet da Bahia e como elaborar proposta, projeto e assinatura de contrato.“Esperamos que esses encontros esclareçam as dúvidas dos empresários, com informações simplificadas. Nossa expectativa é mudar o cenário baiano para que os pequenos negócios tenham maior participação nas compras governamentais”, afirma Roberto Evangelista, gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae na Bahia. Confira as cidades e as datas de realização dos encontros:Irecê - 21 e 22/07/2014Xique-Xique - 22 e 23/07/2014Paulo Afonso - 30 e 31/07/2014Serrinha - 4 e 5/08/2014Barreiras - 11 e 12/08/2014Bom Jesus da Lapa - 13 e 14/08/2014Valença - 18 e 19/08/2014Cruz das Almas - 20 e 21/08/2014Teixeira de Freitas - 1 e 2/09/2014Eunápolis - 3 e 4/09/2014Euclides da Cunha - 8 e 9/09/2014Itaberaba - 10 e 11/09/2014Vitoria da Conquista - 15 e 16/09/2014Itapetinga - 17 e 18/09/2014Guanambi - 7 e 8/10/2014Brumado - 09 e 10/10/2014Jequié - 13 e 14/10/2014Ipiaú - 15 e 16/10/2014Salvador - 3 e 4/11/2014Camaçari - 5 e 6/11/2014Lauro de Freitas - 10 e 11/11/2014Simões Filho - 12 e 13/11/2014Alagoinhas - 17 e 18/11/2014Fonte: Agência Sebrae
  • As empresas que participaram do programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), voltado para as oportunidades que a Copa do Mundo podia trazer aos negócios de pequeno porte, no desenvolvimento de produtos e serviços, geraram, desde 2011, quando ele foi criado, até o dia 30 de junho último, faturamento de R$ 500 milhões.A informação foi divulgada na segunda-feira (7) pelo presidente do Sebrae, Luiz Barreto, durante coletiva no Centro Aberto de Mídia (CAM), no Forte de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.Para Barreto, o resultado foi surpreendente. “É um programa super positivo. Achávamos até que o balanço não seria desta magnitude”, avaliou acrescentando que os investimentos do Sebrae, nesses três anos, com capacitações, rodadas de negócios, treinamentos dos integrantes das empresas e em consultorias, ficaram em torno de R$ 90 milhões.Desde o início do programa foram atendidas 43.910 empresas em cursos ou em participações em rodas de negócio. Do total, 10 mil continuam sendo acompanhadas pela entidade. “Isso foi muito importante, porque a gente fidelizou ao longo do período um conjunto grande de empresas”, analisou. As atividades com maior destaque no programa do Sebrae, segundo ele, foram a construção civil - antes da Copa -, turismo, artesanato e serviços.Barreto disse que foram abertas 19 lojas nas 12 cidades-sede do Mundial, para a venda de artesanato, gastronomia e produtos típicos de cada região. “Minas Gerais, por exemplo tem trabalhado o queijo e a cachaça; a tapioca é no Nordeste”, contou. As lojas são bancadas pelo Sebrae, e possibilitam não só a venda de produtos, mas também os contatos dos empresários e deixa um legado pós-Copa.“Nós não trabalhamos com empresas que abriram para trabalhar apenas nesses 30 dias [duração do Mundial]. A nossa ideia, desde o início, era aproveitar empresas que podiam se desenvolver com mais oportunidades. O legado é de empresas mais competitivas e com mais condições de enfrentar o mercado”, completou.O presidente do Sebrae mostrou alguns casos de empresários que passaram pelo programa e se deram bem. Mário Valle vendeu mais de uma tonelada de tambaqui, em dias de jogos na Arena Amazônia e na Fan Fest de Manaus. Aproveitando a ida de ingleses à cidade para acompanhar os jogos da Copa, ele criou o Tambaqui de Pé, com inspiração no tradicional prato britânico, Fish and Chips (peixe com batatas fritas). O tambaqui, peixe característico da região, foi vendido empanado, em pedaços, acompanhado de batata frita e servido em embalagens no formato de cones. Para o empresário, isso facilitou a vida do consumidor, que pode se alimentar e seguir nos deslocamentos pela cidade.Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
  • As vendas do varejo farmacêutico cresceram 14,22% de janeiro a maio de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). A entidade reportou que o faturamento das grandes redes brasileiras somou R$ 12,7 bilhões nos primeiros cinco meses de 2014.O indicador revela que as vendas em maio mantiveram o ritmo que vinha sendo registrado até abril, quando o crescimento ante o ano anterior era de 14,74%. Até então, o faturamento havia somado R$ 10 bilhões em quatro meses.Em nota, o presidente da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, afirmou que a expansão nestes cinco primeiros meses superou as expectativas da entidade. "Ficaremos satisfeitos caso consigamos manter o mesmo desempenho e tivermos, no final de 2014, o mesmo crescimento porcentual de 13% obtido no ano passado", comentou.Entre as categorias, a que mais teve elevação em vendas foi a de produtos de higiene e cosméticos e outros não-medicamentos. Estes itens tiveram alta de 17,24% nas vendas de janeiro a maio ante igual período de 2013, fechando os cinco primeiros meses do ano com faturamento de R$ 4,211 bilhões.Já as vendas de medicamentos cresceram 12,8% na comparação anual, acumulando R$ 8,572 bilhões. Considerando-se apenas os medicamentos genéricos, a alta foi de 7,98% na mesma comparação, chegando a R$ 1,507 bilhão.A quantidade de lojas abertas das grandes redes associadas à Abrafarma também subiu. As companhias saíram de 4,820 mil pontos de venda em 2013 para 5,243 mil em 2014. A Abrafarma reúne as 29 maiores redes de farmácias do País e considera que as redes associadas representam cerca de 40% das vendas de medicamentos do Brasil.Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios
  • or um algum motivo específico você se viu no sufoco. Dívidas acumuladas, muito dinheiro saindo e pouco entrando. Neste momento, surge na sua frente uma empresa que promete retirar seu nome da lista de negativados pagando pouco.E mais: pesquisando as opções na internet, mais opções aparecem. Algumas prometem uma renegociação milagrosa e outras garantem limpar seu nome sem gasto algum. O problema é que, na maioria dos casos, essas empresas não explicam como farão isso. “Não existem milagres no mercado. Se há uma dívida e ela está registrada em algum serviço de proteção ao crédito, ela não pode simplesmente desaparecer. Acreditar em facilidades milagrosas é o primeiro passo para se fazer algo que no fundo sabemos que não é correto”, diz José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.Não é ilegal contratar alguém para tentar renegociar sua dívida, mas algumas empresas que fazem isso na verdade são criminosas. Segundo pesquisa realizada no SPC, 5% dos entrevistados afirmaram que foram vítimas de golpes de empresas que prometem limpar o nome dos registros de proteção do crédito.FIQUE ATENTO ÀS DICAS PARA NÃO SER VÍTIMA DE ALGUM GOLPE.- A promessa da diminuição dos juros cobrados costuma ser falsa ou exagerada. Essa negociação depende do credor aceitar ou não a proposta.- O mesmo vale para promessa da dívida renegociada. A empresa fará isso para você? Como?- Limpar seu nome sem pagar a dívida é impossível. Se o acordo for esse, o processo é ilegal.- Quando você tem certeza de que a dívida é injusta (por exemplo, se você foi vítima de uma fraude que sujou seu nome), entre em contato com seu credor. Depois da conversa, formalize a situação por email e peça que ele limpe seu nome em dez dias. Se isso não acontecer, procure um advogado de sua confiança.A MELHOR MANEIRA DE LIMPAR SEU NOME - Levante o valor total de suas dívidas, o número de prestações previsto e os juros embutidos nela.- Se você acha sua dívida alta demais, vá até seu credor e converse sobre seu problema pessoalmente. A estratégia é simples e costuma dar certo. “Tente renegociar os juros e o prazo de pagamento, mostrando que você tem interesse em pagar. Isso deixará seu credor com mais interesse em renegociar seu débito”,- Encare sua real condição financeira e faça uma proposta que caiba no seu bolso.  Reavalie – junto ao credor – os juros da dívida ou peça descontos no pagamento à vista.- Tente trocar sua dívida por uma modalidade de crédito que tenha juros mais baixos, como o crédito consignado.- Reúna a família e estabeleça uma estratégia para reduzir custos e aumentar a renda familiar.Fonte: Portal Meu Bolso Feliz
  • Quando chega à loja, na maioria das vezes, o cliente tem uma ideia a respeito do produto que deseja adquirir. Contudo, não tem conhecimento sobre as diversas alternativas que o produto dispõe para ele. É justamente nesse momento que o vendedor entra.Ao esclarecer dúvidas e fornecer informações relevantes, o vendedor estará auxiliando, de maneira eficaz, o cliente a fechar a compra. Portanto, forneça a ele detalhes importantes a respeito do produto que deseja consumir. Dê conselhos e dicas úteis sobre a utilização adequada da mercadoria, para que o veja como um profissional habilitado e de confiança. Mantenha-se bem informado. Garanta a inteira satisfação de seu cliente e veja que o aumento de vendas será excelente!Fonte: Varejista
  • A Secretaria da Receita Federal informou que abrirá nesta terça-feira (8), a partir das 9h, as consultas ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2014, além de lotes residuais de anos anteriores (para quem caiu na malha fina).Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas no site da Receita, em:http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.aspTambém poderão ser feitas pelo telefone 146 (opção 3) ou via aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).Os valores das restituições serão pagos em 15 de julho.Valores e número de contribuintesSegundo o Fisco, o segundo lote do IR 2014 pagará R$ 1,6 bilhão em restituições para 1,06 milhão de contribuintes.Considerando os valores dos lotes residuais de anos anteriores, as restituições sobem para R$ 1,8 bilhão no lote deste mês, englobando 1,12 milhão de contribuintes, dos quais 417 mil contribuintes idosos e 39,4 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (no valor de R$ 722 milhões).Queda nos valores pagos em 2014De acordo com números oficiais, houve queda nos valores de restituições pagos nos dois primeiros lotes deste ano - considerando também os lotes residuais. Em junho e julho de 2013, o governo pagou R$ 4,2 bilhões em restituições para 3,1 milhões de contribuintes. Nos mesmos meses deste ano, estão sendo liberados R$ 3,5 bilhões em restituições para 2,41 milhões de pessoas.Regras de recebimentoApós o pagamento dos idosos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave, as restituições são pagas ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda – desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões. Geralmente, são sete lotes do IR em todos os anos, entre junho e dezembro. Em 2014, o Fisco recebeu 26,8 milhões de declarações do Imposto de Renda até 30 de abril, o prazo legal.Contribuinte pode saber se caiu na malha finaA Receita Federal lembra que os contribuintes que entregaram o IR 2014, ano-base 2013, e caíram na malha fina já podem corrigir eventuais pendências ou inconsistências em sua declaração.Para conferir a situação da declaração e resolver possíveis problemas, os contribuintes devem entrar no site da Receita Federal na internet e buscar pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) do órgão. O sistema exige o uso de um código de acesso gerado na própria página da Receita, ou um certificado digital emitido por autoridade habilitada. Veja o passo a passo do extrato do IR.O acesso ao extrato também permite conferir se as quotas do IR estão sendo quitadas corretamente, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.Caso as declarações tenham problemas, elas entram na malha fina do órgão, ou seja, ficam retidas, e não aparecem nos lotes de restituição até que tudo seja resolvido.Veja o calendário de pagamentos das restituições do IR 2014:- 1° lote, em 16 de junho de 2014- 2° lote, em 15 de julho de 2014- 3° lote, em 15 de agosto de 2014- 4° lote, em 15 de setembro de 2014- 5° lote, em 15 de outubro de 2014- 6° lote, em 17 de novembro de 2014- 7° lote, em 15 de dezembro de 2014Fonte: G1/CNDL
  • A partir da próxima terça-feira (8), o consumidor poderá cancelar automaticamente serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet, sem falar com nenhum atendente. Esse é um dos benefícios do novo regulamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que finalmente entrará em vigor.A dificuldade para encerrar contratos com empresas de telecomunicações era uma das principais reclamações que os clientes faziam à central de atendimento da Anatel.Agora, ao telefonar para o call center das empresas, o cancelamento será uma das opções a serem digitadas no menu principal. Na internet, o procedimento será semelhante. Bastará se identificar por meio de um cadastro com nome de usuário e senha para solicitar a interrupção do serviço.Já no momento do pedido, o usuário será informado se deverá pagar multa ou fatura com valor proporcional aos dias que o serviço foi prestado. A operadora terá dois dias para entrar em contato e tentar convencê-lo a manter o serviço.O regulamento estabelece também normas mais rígidas sobre a validade dos créditos dos celulares pré-pagos. A partir do dia 8, qualquer crédito adquirido terá validade de, no mínimo, 30 dias. Nas lojas próprias e pontos de venda, exceto bancas de jornal, será obrigatório ofertar crédito com validade de 90 e 180 dias.RetornoAs operadoras serão obrigadas a retornar a ligação feita ao call center caso ela caia. O retorno será automático. O cliente antigo também passa a ter direito às mesmas promoções que são ofertadas ao novo assinante. O regulamento também afirma que o período máximo para contratos de fidelização é de 12 meses.Ao contratar um serviço por telefone, as empresas deverão passar todas as informações sobre o plano. O cliente saberá, por exemplo, se recebeu uma oferta temporária e para quanto a fatura vai subir ao término desse prazo.O consumidor deverá será informado sobre multa de rescisão, reajuste e franquia do serviço. Todas esses dados deverão ser encaminhadas por correio ou e-mail.Se o assinante questionar o valor ou o motivo de uma cobrança, a operadora terá 30 dias para responder à reclamação.Caso isso não seja feito, a empresa será obrigada a corrigir automaticamente o valor da fatura, se ela ainda não tiver sido paga, ou devolver o valor em dobro, caso já tenha sido feito. O cliente poderá questionar faturas emitidas nos últimos três anos.Para João Rezende, presidente da Anatel, as novas regras fortalecem o poder de negociação do consumidor.Fonte: R7
  • O varejo é hoje um mercado cheio de inovações com as tecnologias que vêm surgindo, como pagamento sem contato, mobile commerce e Internet das Coisas, que prometem transformar a maneira como fazemos negócios. É um dos setores mais vibrantes para se trabalhar neste momento, muito embora esse foco em inovação não seja assim tão recente. A inovação e o varejo sempre caminharam de mãos dadas.
    Tomemos o código de barras como exemplo. Há apenas sessenta anos, uma série de linhas em preto e branco prometia revolucionar a maneira como os varejistas daquela época gerenciavam seus estoques e atendiam aos clientes quando foi patenteado em 1952. No entanto, nem todos concordavam com isso. Varejistas mais céticos hesitaram em adotá-lo, pois pensavam que seria muito menos preciso do que se os funcionários da loja continuassem a colocar os preços manualmente nos produtos.
    Assim, mais de 20 anos se passaram até que os varejistas dessem uma chance para o código de barras, com a primeira loja utilizando-o para escanear um produto há 40 anos, no dia 26 de junho de 1974, em Cincinnati, EUA. O primeiro produto escaneado - um pacote de balas mastigáveis chamado Wrigley’s Juicy Fruit - agora está exposto no Instituto Smithsonian, em Washington DC.
    Os avanços tecnológicos e mudanças no comportamento do consumidor, impulsionados pelos novos dispositivos e pela mídia, continuam a transformar a cara do varejo atual. Abaixo estão mais nove invenções que revolucionaram a experiência de varejo ao longo dos últimos 40 anos e outras que acabaram de aparecer.
    Marketplaces virtuais
    Os consumidores compram em mercados há milênios. No Antigo Egito, os comerciantes se reuniam às margens do Nilo para aproveitar a passagem dos marinheiros e trocar produtos por grãos. A invenção da moeda foi, sem dúvida, um grande fator de mudança, mas a invenção da Internet há 25 anos talvez tenha tido o maior efeito sobre os negócios do varejo até hoje. Neste ano, mais de $1.5 trilhões serão gastos online por compradores do mundo inteiro e esses números tendem a subir. A enorme adoção da Internet para fazer compras foi, em parte, alavancada pelo desenvolvimento dos marketplaces que permitem que os varejistas vendam para todo o mundo, alcancem novos mercados e consumidores e compitam com players já bem estabelecidos no mercado. Na Rakuten, lançamos nosso primeiro marketplace, o Rakuten Ichiba, em 1 de maio de 1997. Os marketplaces estão ajudando os pequenos comerciantes online a nivelar o campo desse jogo, pois oferecem acesso a uma base de clientes infinitamente grande e toda a infraestrutura necessária para vender online.
    Mídias sociais
    Um dos mais recentes desenvolvimentos para mudar o mundo do varejo são as mídias sociais. Ao longo da última década, sites como Facebook, Twitter e Pinterest transformaram a maneira como os consumidores se comunicam com os comerciantes e como pesquisam o que querem comprar. Mais de 40% dos consumidores usam redes sociais para recomendar produtos, de acordo com nossa pesquisa interna. Além de influenciar as decisões de compra dos consumidores, as redes sociais oferecem aos varejistas a oportunidade de levanter opiniões sobre seus novos produtos e serviços. Desde que foi lançado em 4 de fevereiro de 2004, o Facebook alcançou o número de 1 bilhão de membros, o que prova claramente que as redes sociais vieram para ficar.
    Mobile commerce
    500 milhões de consumidores usarão um celular ou tablet para realizar uma compra este ano, o que deve representar $204 bilhões em vendas. Espera-se que esse número passé para $516 bilhões até 2017, quando o mobile commerce completará 20 anos de existência. Um telefone celular foi usado para fazer uma compra pela primeira vez em 1997, em Helsinque, na Finlândia, onde duas máquinas de Coca Cola foram configuradas para aceitarem pagamentos via SMS. Agora, o mobile começa a se tornar um canal cada vez mais importante para os varejistas interagirem com os consumidores, darem suporte, e venderem.
    Big Data
    A análise dos grandes conjuntos de dados pode parecer um desenvolvimento recente, impulsionado pelos avanços da computação, mas na verdade, ele existe há décadas. No varejo, o ‘momento Eureka’ chegou quando o supermercado Tesco lançou seu primeiro programa de fidelidade com cartão capaz de identificar padrões interessantes do comportamento do consumidor, em 13 de fevereiro de 1995. Quase 20 anos depois, os varejistas de todo o mundo agora são capazes de adquirir e analisar mais dados do que nunca, e os insights acumulados desses dados estão influenciando todos os aspectos dos negócios do varejo, desde as decisões de estoque até as ações de marketing e os layouts das lojas.
    Internet das Coisas
    A ideia de ter todos os objetos do dia a dia conectados com a Internet foi proposta por Mark Weiser em setembro de 1991 em um artigo da revista Scientific American. Vinte anos depois, a Internet das Coisas é uma realidade, com o mercado global de objetos conectados tendo alcançado faturamento de $1.9 trilhões no ano passado. Com mais objetos se conectando todos os dias, esse mercado espera alcançar $7.1 bilhões até 2020. Para os varejistas, a Internet das Coisas abrem uma enorme oportunidade para simplificar o gerenciamento do inventário e da cadeia de suprimentos, melhorar a experiência do consumidor nas lojas físicas, além de maximizar o valor pago pelo espaço da loja.
    Beacons
    Em 1994, pesquisadores da Ericsson inventaram um meio de conectar dispositivos móveis a acessórios, com wireless, o que posteriormente ficou conhecido por Bluetooth. Vinte anos depois, uma versão um pouco menos poderosa está sendo usada no Beacons para transmitir mensagens baseadas em localização para disponitivos móveis. Além de ajudar os comerciantes a atrair consumidores com ofertas e promoções, baseado na localização do cliente dentro da loja, o Beacons oferece aos varejistas riqueza de dados e novos insights de comportamento do consumidor que pode ajudar a tomar decisões inteligentes de estoque e layout da loja, por exemplo.
    Checkout self-service
    Inventado pelo Dr. Howard Schneider para reduzir os tempos de espera na fila do caixa, os primeiros caixas de auto-atendimento foram introduzidos em uma loja da Price Chopper em Clifton, Nova Iorque, em 1992. Mais recentemente, esse service em que o cliente escolhe seus produtos e faz o pagamento no caixa de auto-atendimento se tornou muito comum em muitos supermercados da América do Norte e Europa, tendo quadruplicado desde 2008. Até o final deste ano, estima-se que 430.000 caixas de auto-atendimento em lojas estarão em uso em todo o mundo. Nos EUA, acredita-se que esses caixas registrarão $1 trilhão de dólares durante 2014.
    Drones
    Veículos aéreos não tripulados são usados pelos militares há décadas, na verdade, o primeiro uso registrado remonta a 22 de agosto de 1849, quando  balões carregados com explosivos foram enviados a Veneza. Agora, o mercado para o uso civil de drones está começando a decolar a medida em que as empresas consideram como eles poderiam ser usados para fazer entregas e prestar serviços importantes, como internet sem fio, para locais remotos. Para as empresas de varejo, os drones têm um enorme potencial para fazer entregas de forma mais rápida e mais barata. É por esta razão que espera-se que o mercado de drones possa chegar a $ 400 milhões até 2020.
    Impressão 3D
    Faz 30 anos desde que Charles Hull criou a primeira impressora 3D, em 1984. No entanto, a propagação foi limitada devido ao alto preço desse dispositivo. Com o preço das impressoras 3D começando a se tornar mais acessível e um número importante de patentes expirando neste ano, um número crescente de impressoras 3D começa a entrar no mercado. Isso oferece aos varejistas a emocionante perspectiva de produzir produtos personalizados sob demanda na loja, porém também existe a preocupação de que essas impressoras sejam usadas para produzir produtos falsificados. Para superar essa preocupação, os  varejistas devem trabalhar lado a lado com os fabricantes para garantir que essas oportunidades serão exploradas  ao mesmo tempo em que a propriedade intelectual é protegida.
    Fonte: Varejista
  • A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado, procura sempre criar maneiras de apoiar o comércio durante o ano todo. Em 2014, por exemplo, no primeiro semestre, foi realizada, como de praxe, mais uma campanha denominada “Comércio campeão é o de Brumado”, que envolveu as datas festivas: Dia das Mães, Namorados e São João, e teve o seu último sorteio realizado na última segunda-feira, 30.O presidente da entidade, Manoel Messias, destacou “o comércio de Brumado é muito forte, a copa do mundo também contribuiu bastante com esses primeiros seis meses, e ainda terá parte dos seus vestígios positivos para o início do segundo semestre, a campanha da CDL que terminou há poucos dias foi um sucesso”.Os prêmios entregues durante toda a campanha foram dez televisores de led 32 polegadas e três motocicletas 0km, Messias ainda complementou ao lembrar sobre a realização da FENB – Feira de Negócios de Brumado, que acontecerá em breve, e é uma grande ação de responsabilidade da CDL que coloca o comércio brumadense em evidência para a toda a região. Assessoria de Comunicação da CDL de Brumado (Izidy Ramel Comunicação)
  • De acordo com Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, em junho de 2014, foram realizados 114 pedidos de falência em todo o país, representando uma queda de 19,1% em relação aos 141 requerimentos efetuados em maio. Na comparação com junho de 2013, quando o índice registrou 151 pedidos, houve recuo de 24,5%.Dos 114 requerimentos de falência efetuados em junho de 2014, 61 foram de micro e pequenas empresas, 26 de médias e 27 de grandes.Segundo os economistas da Serasa Experian, a queda nos pedidos de falências em junho segue o mesmo comportamento de redução registrado nos últimos três meses.Diante do menor dinamismo da economia, as empresas têm procurado ajustar seu planejamento financeiro a fim de evitar insolvências, principalmente com a elevação das taxas de juros e a menor geração de negócios.As recuperações judiciais requeridas apresentaram queda de 11,5% em junho de 2014, quando comparadas com o mês anterior. Foram 69 solicitações realizadas no sexto mês deste ano, contra 78 em maio. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial com 40 pedidos, seguidos pelas médias (21), e pelas grandes (8).Fonte: Serasa Experian
  • Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas registrou a criação de 162.781 novos empreendimentos no Brasil em maio deste ano, mantendo a estabilidade em relação ao mês anterior, quando foram registradas 163.023 novas empresas. O decréscimo foi de apenas 0,1%, mantendo um patamar estável. O número de empresas criadas em abril de 2014 atingiu o maior valor da série histórica, iniciada em 2010, para um mês de abril. O bom ritmo mostra que a Copa do Mundo não inibiu as atividades no setor.Ainda segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, entre janeiro e maio de 2014 o total de novos empreendimentos criados dentro do território nacional foi de 795.328Este número representa um avanço de 5,2% frente ao total de novas empresas surgidas durante o mesmo período de 2013 (756.137), sendo também maior que os totais registrados durante os mesmos meses de 2012 (748.985), 2011 (642.097) e 2010 (575.247 novas empresas).Nascimento de Empresas por Natureza JurídicaAs Empresas Individuais registraram o maior crescimento (9,8%), com a criação de 17.296 empresas contra 15.759 em relação ao mês anterior. As Sociedades Limitadas ficaram em segundo lugar no quesito crescimento (7%), com 20.707. Em abril o indicador apurou 19.345 novos empreendimentos dessa natureza jurídica. Já o segmento dos Microempreendedores Individuais teve uma pequena queda de 2,6%, com o nascimento de 115.497 empresas em maio. No mês anterior 118.584 empreendimentos foram criados.Segundo o levantamento, das 795.328 novas empresas criadas entre janeiro e maio de 2014, 72,1% (573.507) foram de Microempreendedores Individuais (MEIs), 10,2% (80.741) de Empresas Individuais, 12% (95.457) de Sociedades Limitadas e 5,7% do total (45.623) são empresas de outras naturezas jurídicas.Devido à crescente formalização dos negócios no Brasil, as MEIs vêm registrando aumento desde o início da série histórica do Indicador – em apenas quatro anos, passaram de quase metade do total de novos empreendimentos (43,8%, em 2010) para cerca de três quartos deste total.Nascimento de Empresas por RegiãoO Sudeste registrou o maior número de empresas – 402.144 – abertas nos primeiros cinco meses de 2014, com 50,6% do total. A Região Nordeste ocupou o segundo lugar, com 18,1% (143.622 empresas). A Região Sul ficou em terceiro lugar, com 16,3% de participação e 129.899 novas empresas. O Centro-Oeste registrou a abertura de 76.841 empresas e foi responsável por 9,7% de participação, seguido pela Região Norte, com 42.823 novas empresas e 5,4% do total de empreendimentos inaugurados.Em comparação com o mesmo período do ano passado, a Região Sudeste foi a que mais registrou aumento no número de nascimento de empresas (alta de 8,1%). A segunda colocada foi a Região Centro-Oeste, com 3,3%. Em terceiro a Região Nordeste, com 2,9%, seguida pela Região Sul, com 1,8%. A região Norte – que entre janeiro e abril deste ano havia registrado aumento de 3% na quantidade de empresas – cresceu apenas 0,6% entre janeiro e maio.Nascimento de Empresas por SetorOs empresários continuam mais interessados no setor de serviços, que recebeu de janeiro a maio de 2014, 468.863 novas empresas, o equivalente a 59% do total. Em seguida, surgiram 248.456 empresas comerciais (31,2% do total) e, no setor industrial, foram abertas 66.516 empresas (8,4% do total) neste mesmo período.Ao longo destes últimos cinco anos, verificou-se um crescimento na participação das empresas de serviços no total de empresas que nascem no país. Esta participação aumentou 5,9 pontos percentuais entre os cinco primeiros meses de 2010 (53,1% do total) e o mesmo período de 2014 (59,0% do total).Por outro lado, a participação do setor comercial de empresas que surgem no país tem recuado nestes últimos anos (de 35,3% entre janeiro e maio de 2010 para 31,2% no mesmo período de 2014), ao passo que a participação das novas empresas industriais se mantém estável.Metodologia do estudo sobre Nascimento de EmpresasPara o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.Fonte: Serasa Experian
  • A campanha denominada Mães, Namorados e São João, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado, que teve como premiação três motocicletas 0 km e dez televisores de Led 32 polegadas, teve o seu último sorteio realizado nesta segunda-feira, 30.Os prêmios do sorteio de hoje foram quatro televisores de Led 32 polegadas e uma motocicleta 0 km Yamaha.Premiados:- Sérgio Arthur Santos Oliveira – TV LED 32 polegadas – Padaria União Santos- Agnaldo S. Aguiar – TV LED 32 polegadas – Madeireira Real- Edilene Gomes A. Chaves – TV LED 32 polegadas – Loja Pop Store- Uimai Lins Coelho – TV LED 32 polegadas – M & M Motos- Valdineide de Lima Leite – 1 Moto Yamaha 125 – Minas CalçadosAscom (Izidy Ramel Comunicação)[gallery link="file" ids="8985,8984,8983,8982,8981,8980,8979,8978,8977,8976,8975,8974"] 

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